Curso de Medicina realiza 6ª edição da Ginbah

Iniciativa visa promover o ensino da Morfologia Humana e dos Primeiros Socorros

Tradição e inovação, pilares que servem de sustentação e guia para a Bahiana permeiam também suas atividades acadêmicas, como foi o caso da edição de 2024.1 da Gincana da Bahiana – Ginbah, realizada no último sábado, 8 de junho, no Campus Cabula, em sua 6ª edição. A iniciativa visa promover o ensino da Morfologia Humana e dos Primeiros Socorros por meio de atividades lúdicas e dinâmicas, tendo como participantes equipes compostas por estudantes do 1º semestre do curso de Medicina e monitores acadêmicos dos demais semestres.

A atividade, que tradicionalmente ocorre uma vez por semestre, foi inovada nessa 6ª edição com uma alteração em sua programação. “Nós tentamos, a cada semestre, inovar. Então, observando e ouvindo os estudantes, percebemos que a gincana era muito bem estruturada, porém havia uma solicitação para que fosse encerrada mais cedo. Assim, iniciamos as atividades às 7h30 e reorganizamos as provas e retiramos algumas.

Também finalizamos a gincana com a bateria da Atlética tocando junto com os jovens do projeto Bagunçaço, instituição a ser beneficiada com a nossa campanha solidária”, explicou o cocoordenador do Grupo de Ciências Morfofuncionais Intercursos (GCMI), professor Rafael Lélis. A Ginbah também tem como coordenadores a cocoordenadora do GCMI, professora Suzana Araújo, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas e integrante da comissão organizadora do evento, Luiza Ribeiro, e o professor André Zimmermann, que também é coordenador do Componente Curricular Primeiros Socorros.

“Eu estou muito feliz em participar mais uma vez da Ginbah como monitor, porque eu já fazia gincana no colégio e chegar aqui e ver isso aqui é muito lindo! Porque eu achava que a universidade era só trabalho duro e ver tudo isso aqui é maravilhoso, porque dá para revisar... E até nós, como monitores, aprendemos também”, declarou Bruno Fróis, estudante do 2º semestre de Medicina.

Neste ano, a ordem dos vencedores foi:
1. Bilirrubinos (cor amarela);
2. Hemassa (cor vermelha);
3. Canabiloucos (cor verde);
4. Tadalafilhos (cor azul).