Curso de Odontologia realiza VI Simpósio sobre Cuidados em saúde com a população LGBTQIAPN+

Evento anual aconteceu em formato remoto, com transmissão pelo Zoom.

A atenção que a Bahiana tem na formação de profissionais que assumam uma atuação comprometida com o bem-estar das pessoas se reflete tanto em sala de aula como em atividades de extensão, como é o caso do evento anual "Simpósio sobre Cuidados em saúde com a população LGBTQIAPN+: sua formação capacita você para cuidar de pessoas em suas particularidades?", realizado de forma remota, via plataforma Zoom, na última quinta-feira, 13 de junho. O evento é coordenado pelos professores Marlene Barreto e Ricardo Araújo da Silva, dentro do componente curricular Saúde Coletiva III, do curso de Odontologia. O evento contou com a participação de estudantes e das professoras Luiza Ribeiro, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Bahiana, e de Lígia Vilas Boas, supervisora do Núcleo Institucional de Desenvolvimento Docente (NIDD).

A programação dessa 6ª edição foi aberta com o depoimento de Thamirys Nunes, mãe de uma criança trans que iniciou a sua fala com o questionamento: "Se eu chegasse em seu consultório, em seu laboratório ou na rede onde você trabalha e dissesse: 'pelo amor de Deus, me ajuda! Eu tenho uma criança de quatro anos que é um menino e insiste em me dizer que é uma menina. Me socorre!' Quem aqui estaria preparado tecnicamente para me acolher?". A partir daí, a convidada fez o seu relato sobre situações vividas com a sua filha no sistema de saúde. A fala de Thamirys serviu como fio condutor para a apresentação da médica e coordenadora do Ambulatório para Atendimento a Pessoas Trans da Bahiana, Dra. Márcia Sampaio, que falou acerca da “Atenção à Saúde de Pessoas Trans”. "Política de Saúde para a População LGBTQIAPN+" foi o tema da prof.ª Carle Porcino e, por fim, o defensor de direitos LGBTQIA+, educador social e ex-conselheiro tutelar Reinaldo Barbosa abordou o tema "Análise sobre Atendimento multiprofissional a pessoas LGBTQIAPN+ em centros especializados", pesquisa que ele vem realizando em âmbito de mestrado.

Segundo a professora Marlene, anualmente, o componente curricular Saúde Coletiva III realiza um encontro sobre bioética e uso de substâncias psicoativas e outro sobre cuidados em saúde com a população LGBTQIAPN+. "Sabemos que, no curso de Odontologia, existe uma necessidade de ter todo um trabalho técnico, mas nós compreendemos que, para além desse trabalho técnico, nós precisamos aportar temas relacionados ao que está acontecendo no mundo e com as pessoas, fazendo com que estudantes da nossa instituição tenham condições de atender as pessoas nas suas especificidades", declarou a docente.