Estudantes do 8º semestre de Medicina participam de apresentação pública de Trabalhos de Conclusão de Curso

Estiveram presentes familiares e amigos dos acadêmicos. Evento aconteceu no dia 15 de junho, no Campus Brotas.

"Este é o momento de um rito de passagem, que marca o término da iniciação científica, onde os estudantes se empoderam e se apoderam de ferramentas para fazer uma análise mais crítica, um exercício da Medicina mais consciente, para que possam, realmente, fazer uma Medicina baseada em evidência", com essas palavras, o professor do curso de Medicina Luiz Queiroz abriu a cerimônia que marcou a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes do 8º semestre, que aconteceu no último sábado, 15 de junho, no Campus Brotas. Na ocasião, estiveram reunidos professores, familiares e amigos dos mais de 60 estudantes que apresentaram os seus trabalhos ao longo da manhã.

A cerimônia também contou com a participação do professor Juarez Pereira Dias, que destacou trabalhos de discentes apresentados em congressos nacionais e internacionais, mesmo antes da conclusão do TCC. Também foi destaque a fala da professora Cristina Salles, líder do Grupo de Pesquisa International Center of Clinical Sleep Medicine and Research e docente do curso de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana da Bahiana, que também ressaltou a participação dos estudantes da graduação em trabalhos de ressonância internacional.

A apresentação pública dos trabalhos não é obrigatória na Bahiana, apenas os estudantes que optaram por realizar a apresentação tiveram os seus trabalhos avaliados pelos docentes do curso de Medicina. A acadêmica Amanda Almeida conta que optou por apresentar, porque sempre gostou de pesquisa. "Acho que essa fase marca o encerramento de um período de muito cuidado, esforço e estudo. E estou muito feliz por ter apresentado. Espero, a partir de agora, poder apresentar o projeto em congressos. Acho que essa experiência nos dá mais segurança, pois eu nunca tinha apresentado um projeto publicamente", declarou. Para Adriana Martins dos Santos, mãe de Amanda, "este é um momento muito importante para ela, por apresentar um projeto desenvolvido por muito tempo com todo o empenho, para chegar onde ela chegou hoje. Acredito que seja o primeiro passo de muitos. É importantíssimo a Bahiana abrir essa porta para que os pais possam acompanhar um pouco esse processo aqui dentro, pois acompanhamos em casa, desde a preparação para o ingresso no curso. Então estar aqui, hoje, é pura emoção!", comentou.