Professor da Bahiana é o mais novo integrante da Academia de Medicina da Bahia

Prof. Dr. Gilson Feitosa Filho assumiu cadeira 36, em cerimônia realizada na Faculdade de Medicina, em Salvador.

O médico cardiologista e docente do curso de Medicina da Bahiana, Dr. Gilson Feitosa Filho é o mais novo integrante da Academia de Medicina da Bahia. Em cerimônia realizada na noite de 18 de junho, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina, em Salvador, ele recebeu a titulação e passou a ocupar a cadeira de número 36, o  lugar que o seu pai, Dr. Gilson Feitosa, também cardiologista, ocupou, tornando-se, em 2023, integrante emérito da instituição. A aprovação do Dr. Gilson Feitosa Filho se fez mediante avaliação criteriosa por pares eminentes da Academia, após apresentação de memorial, currículo e pesquisa original.

“Ingressar na ilustre Academia de Medicina da Bahia, justamente na Cadeira anteriormente ocupada por quem orientou meus caminhos por toda uma vida, é motivo de indescritível alegria e emoção. Meu coração e de toda minha família e amigos está em festa”, pontuou o médico, ressaltando que a missão da Academia é estudar e discutir questões de elevada relevância para a medicina, além de apoiar e estimular a educação e a pesquisa médica. “É difícil expressar tudo o que representa a Escola Bahiana de Medicina pra mim, neste trajeto até a Academia e na minha própria vida. Formei-me na queridíssima Turma de 1999 e, desde calouro, sempre manifestei meu sonho de um dia ensinar naquela Escola onde cursei anos maravilhosos de minha vida. Após um período fora da Bahia, ao regressar, desfrutei do tão sonhado e alegre contato com as mais diferentes turmas de graduação e pós-graduação na minha querida Escola. Ingressar na Academia sem lembrar destes milhares de alunos e ex-alunos não faria nenhum sentido. À Bahiana, aos alunos e aos colegas, minha eterna gratidão”, declarou o professor Gilson.

Gilson Feitosa Filho é doutor em Ciências, pela USP, professor de tradução e pós-graduação da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, professor titular de Medicina da Faculdade Zarns, além de ocupar o posto de chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Santa Izabel, onde atua como professor das residências Clínica Médica e Cardiologia e como coordenador das pesquisas multicêntricas em cardiologia. Ele também tem quase 150 publicações científicas, incluindo revistas internacionais, como Lancet Circulation, Journal of American Heart Associotiom e Lipids.