Notícias

Diversidade, Equidade e Inclusão na Formação em Saúde é tema dos Novos da Bahiana 2024.2

Evento ocorreu de forma remota, via canal oficial da Bahiana, no YouTube, no dia 2 de agosto.

compartilhe

"Quando a gente entra para a área de saúde, a gente entra para aprender a cuidar melhor do outro e de si!” Foi o que pontuou em sua fala de abertura da Recepção dos Calouros dos cursos de graduação da Bahiana 2024.2, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, prof.ª Luiza Ribeiro. O Novos da Bahiana, como é denominado o encontro, teve como tema norteador "Diversidade, Equidade e Inclusão na Formação em Saúde" e aconteceu no dia 2 de agosto, de forma remota, no canal oficial da instituição, no YouTube.

O encontro foi mediado pela gestora do Núcleo de Atenção Psicopedagógica, Angélica Mendes, e pela coordenadora do Núcleo Comum e prof.ª Dra. Luciana Oliveira, representando os coordenadores dos cursos de graduação, que explicou que o núcleo é composto dos componentes curriculares base para a formação em saúde, portanto comum a todos os cursos.

Na ocasião do encontro remoto, foi anunciada a criação de um Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão na Bahiana, que é composto de forma multiprofissional. "A ideia é pensar ações para que disseminemos essa cultura na nossa instituição. A política DE&I está sendo instalada e já temos ações concretas como os grupos de afinidades, um étnico-racial e outro LGBT. Além disso, temos um ambulatório docente-assistencial para pessoas trans", elencou Luiza Ribeiro, que chamou a atenção dos calouros para a importância de responderem ao Censo para a Diversidade, a fim de que sejam pensadas novas ações de diversidade, equidade e inclusão. Para falar dos grupos de afinidades, foram convidados os professores do curso de Biomedicina Luís Sergio Nunes e do curso de Medicina Patrícia Chaves.