Prêmio Inova+ Saúde realiza edição especial durante o XXV COBRAF
A premiação aconteceu no dia 1º de agosto, no Centro de Convenções de Salvador.
08/08/2024
compartilhe
Visando incentivar o empreendedorismo acadêmico, estimulando novos talentos com potencial inovador aplicado à Fisioterapia, a Bahiana promoveu uma edição especial do Prêmio Inova+ Saúde, realizada durante o XXV COBRAF – Congresso Brasileiro de Fisioterapia, realizado no Centro de Convenções de Salvador. Concorreram à premiação, graduados em Fisioterapia de diversas instituições, inclusive da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e foram premiadas duas melhores propostas inovadoras submetidas ao edital lançado em junho de 2024 e apresentadas durante o COBRAF, com uma bolsa de estudos de 50% no programa de Mestrado Profissional em Tecnologias em Saúde, do processo seletivo de 2025.1. O evento contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana, Prof. Atson Fernandes, e do coordenador do Mestrado Profissional em Tecnologias em Saúde, Prof. Marcos Almeida, além de docentes e egressos do programa.
A edição especial do prêmio foi organizada pela Assessora Acadêmica e Científica dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana e vice coordenadora do Mestrado Profissional em Tecnologias em Saúde, Profª. Dr.ª Cristiane Dias, e pela coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Profª. MSc Fernanda Ferraz. Na ocasião do COBRAF, a Bahiana esteve presente com o espaço "Pós-Graduação Stricto Sensu Bahiana: Inovação e Impacto das Tecnologias Aplicadas à Fisioterapia", onde foram realizadas apresentações de painéis, do Talk show "Inovações Tecnológicas em Fisioterapia: Trajetória acadêmica e aplicabilidade na prática clínica", apresentações de cases e a Maratona de Tecnologias Inovadoras em Fisioterapia, onde foram apresentadas as propostas concorrentes ao Prêmio Inova+ Saúde Edição Especial.
Foram agraciados os trabalhos dos fisioterapeutas Thainá Machado de Melo Vieira, com o projeto “Desenvolvimento de Aplicativo para análise de entropia e predição de lesão em corredores”, com o primeiro lugar, e Daniel França Seixas Simões, com o trabalho "Desenvolvimento e validação de um sistema mobile para avaliação funcional e elaboração de relatórios automatizados", que conquistou o segundo lugar. "Esse prêmio era o empurrãozinho que eu estava precisando para poder dar esse passo à frente para o mestrado. É um incentivo extremamente importante para nós fisioterapeutas que gostamos da parte acadêmica e da parte clínica. É a Bahiana mais uma vez fomentando o desenvolvimento da pesquisa", declarou Thainá, que foi aluna do curso de Fisioterapia da Bahiana, concluído em 2010.