Notícias

Bahiana realiza 20ª edição do Fórum Pedagógico

Evento discutiu a Cultura da Paz reunindo centena de participantes entre docentes e convidados.

compartilhe

"Participar desse fórum é também promover o nosso desenvolvimento pessoal e acredito que, quando a instituição trabalha o nosso lado pessoal, isso se reflete no aprimoramento das nossas metodologias e o nosso olhar para o aluno, entendendo que, além de estar ali aprendendo, ele tem uma vida por trás", essa foi a percepção da ex-aluna e atual docente do curso de Fisioterapia, Juliana Guimarães, sobre o XX Fórum Pedagógico da Bahiana que aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto, reunindo centenas de participantes no Campus Cabula. O encontro teve como tema "Caminhos para a paz: nós no mundo e o mundo em nós". Sobre o tema, a docente de Psicologia Julia Baleeiro destaca: "Promover um evento como esse, que une os cursos, já vai no caminho dessa proposta de paz, de redução dos conflitos”. Para a professora do curso de Medicina Iêda Aleluia, o tema escolhido deve ser trabalhado tanto na sala de aula, como nos ambientes de trabalho do profissional de saúde. “Trabalhar essa temática é mexer em paradigmas. É preciso pensar em outros caminhos possíveis e melhores, pois a profissão da saúde é a de se relacionar com um outro que sofre, que está vulnerabilizado. Trazer esse tema para a educação médica e educação em saúde é fundamental”, pontua. O evento foi organizado por uma comissão docente coordenada pela reitora da Bahiana, prof.ª Maria Luisa Carvalho Soliani e pela coordenadora do Núcleo Institucional de Desenvolvimento Docente (NIDD), prof.ª Lígias Vilas Bôas.

A programação foi aberta com a palestra "Atenção e presença: como viver os desafios do mundo atual!", proferida pelo coordenador de Desenvolvimento Institucional André Soliani, também instrutor de meditação pelo Centro de Ciências Contemplativas e Ética Baseada na Compaixão da Universidade de Emory e pela instrutora de meditação pela Associação Palas Athena do Brasil e docente no projeto Cultura da Paz e Práticas Meditativas da Bahiana, prof.ª Sandra Brasil. Ainda no primeiro dia, os docentes e convidados participaram das oficinas para "Sentir e Pensar" e "Práticas para a Paz". A programação também contou com a palestra "Cultura da Paz e Mediação de Conflitos", com o professor e conselheiro da Associação Palas Athena (SP), Antônio Fernando Stanziani. "Nossa proposta pedagógica visa a promoção da cultura da paz o tempo inteiro, tanto nos fóruns pedagógicos, quanto no trabalho de desenvolvimento docente realizados cotidianamente. Estamos sempre convocando as pessoas a olharem para o mundo a fim de perceberem que mudanças precisam acontecer para diminuir as desigualdades e as violências. Esse fórum é mais uma forma de apresentarmos essa proposta", ressalta prof.ª Lígias Vilas Bôas.

O segundo dia do XX Fórum Pedagógico da Bahiana foi amanhecido com uma apresentação do coral Canta Bahiana que abriu a entrega da premiação Borboleguim de Ouro. Este ano, foram prestadas homenagens (in memoriam) a docentes que, por muito tempo, serviram à instituição e deixaram seu legado na sociedade baiana e brasileira. O primeiro homenageado foi o prof. Ênio Ribeiro Maynard Barreto que, ao longo de décadas, foi docente, coordenador e vice-reitor da instituição. O prêmio Borboleguim Emérito foi entregue pela reitora da Bahiana Maria Luisa Carvalho Soliani ao atual vice-reitor prof. Humberto Castro Lima, que representou o homenageado. O segundo Borboleguim Emérito homenageou o professor, médico, psicólogo, palestrante, escritor, filósofo e líder religioso André Luiz Peixinho. A premiação foi recebida pela docente da Bahiana e diretora técnica do Complexo Comunitário Vida Plena (CCVP), Vice- Coordenadora da Residência Multiprofissional em Clínica da Família e da Bahiana prof.ª Eleonora Peixinho que, juntamente com a também integrante do CCVP e professora da Bahiana prof.ª Tânia Régis, recebeu o prêmio Borboleguim de Ouro edição 2024. O evento foi finalizado com uma performance “Dança das Palavras”, com a bailarina Alice Becker.

Confira as fotos abaixo e a galeria completa no Portal do Colaborador (acesso exclusivo para colaboradores da Bahiana).