Notícias

Curso de Educação Física da Bahiana realiza IX Fórum de Atividade Física, Qualidade de Vida e Promoção de Saúde

Evento trouxe como tema central “Inovações tecnológicas em Fitness e Wellness”.

compartilhe

"Nosso fórum se renova ano a ano, dentro da perspectiva que o mercado aponta quanto necessidade. Pesquisamos isso de forma antecipada e, a partir da identificação dessa 'lacuna', trabalhamos nossa programação, priorizando o que é mais efetivo para nossos participantes e os palestrantes que irão trabalhar esse tema. Isso faz com que o nosso fórum seja inédito, sempre inovador". Assim definiu o coordenador do curso de Educação Física da Bahiana, prof. Clarcson Plácido, responsável pelo IX Fórum de Atividade Física, Qualidade de Vida e Promoção de Saúde, que aconteceu no dia 14 de setembro, no Campus Cabula, com o tema central "Inovações tecnológicas em Fitness e Wellness". O evento reuniu profissionais da saúde, educadores físicos, pesquisadores e estudantes para discutir os desafios atuais na prescrição de exercícios físicos, promovendo uma abordagem crítica para a eficácia dos programas de exercício voltados para o desempenho, a saúde e o bem-estar.

O evento teve como atividade de abertura a palestra “Desafios para a prescrição de exercícios físicos: o que precisamos saber”, proferida pelo professor Clarcson Plácido, seguida pela palestra “Explorando a sinergia: treinamento de força, tensegridade muscular e biomecânica na otimização do desempenho físico”, com o profissional de Educação Física e mestrando do Programa de Mestrado em Tecnologias em Saúde da Bahiana Thedy Barros. "Hoje, posso dizer que minha maior herança como mestrando da Bahiana é poder fazer uma análise sobre o que as evidências científicas apontam para associar à prática clínica, que foi o que tentei passar para os participantes aqui, hoje, no Fórum", pontuou o acadêmico.

Ao longo do dia, foram realizadas 8 oficinas, além da palestra  “Inovações tecnológicas no fitness: tendências e aplicações práticas”, com Marcelo Alonso de Carvalho que, na ocasião, recebeu, ao lado da educadora Anya da Costa e Silva Franco, o Prêmio Prof. Hélio Campos, concedido pelo curso de Educação Física da Bahiana a pessoas que se destacam na difusão do conhecimento e desenvolvimento da área de educação física.