Curso de Medicina da Bahiana é o único na Bahia creditado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina
Cerimônia foi realizada durante o I Encontro de Escolas Médicas Acreditadas do Saeme-CFM.
20/09/2024
compartilhe
O curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública foi recentemente certificado pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME), sendo o único no estado da Bahia a receber esta certificação. A solenidade de certificação ocorreu durante a realização do I Encontro de Escolas Médicas Acreditadas do Saeme-CFM, realizado no dia 10 de julho, na sede do Conselho Federal de Medicina, em Brasília. Estiveram presentes representando a instituição o vice-reitor e coordenador do curso de Medicina, prof. Dr. Humberto Castro Lima, e os docentes Rafael Lélis, Marta Menezes e Iêda Aleuia.
Antes dessa nova certificação, apenas 40 cursos de Medicina eram acreditados pelo SAEME, incluindo 6 no Nordeste. Com a nova leva, o número aumentou para 52 instituições. O sistema é fruto de uma importante parceria entre a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) e, para creditar um curso de medicina, examina aspectos, como o contexto institucional, o projeto pedagógico, o programa educacional e o corpo docente e discente, além do ambiente educacional. O certificado de acreditação tem validade de seis anos, o que incentiva as instituições acreditadas a manterem a qualidade elevada continuamente. A Bahiana já havia sido creditada em 2019.
Criado em 2015, o Saeme-CFM é custeado integralmente pelo CFM, sendo totalmente gratuito para as instituições de ensino. A acreditação de escolas médicas é realizada por organizações reconhecidas internacionalmente pela Federação Mundial para a Educação Médica (WFME), como é o caso do Saeme-CFM, única entidade acreditadora autorizada no Brasil.