Centenário de nascimento do professor Humberto Castro Lima - 03/10/2024
03/10/2024
compartilhe
Com o desejo de levar os cuidados médicos para quem mais precisa criou, em 1959, o Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC). Hoje, um dos mais importantes hospitais da área no país. A partir de 1992, foi Coordenador Geral da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências, contribuindo de maneira fundamental para a expansão física, administrativa e pedagógica da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
Ao longo de sua trajetória ajudou a criar várias instituições nacionais e internacionais: foi membro titular da Academia de Medicina da Bahia, fundador da Sociedade Pan-Americana de Glaucoma, membro da Sociedade Pan-Americana de Oftalmologia, patrono da Associação Pan-Americana de Oftalmologia, dentre outras.
Em alusão ao seu centenário de nascimento, está em curso a organização de um livro em sua homenagem. Elaborado a partir de pesquisa em arquivo realizada no Centro de Documentação e Memória da Bahiana (CEDOM), acervo pessoal, depoimentos de colegas, amigos, funcionários e familiares, o lançamento está previsto para o próximo ano.
Homenagear o professor Humberto Castro Lima é uma forma de celebrarmos os ideais, projetos e sonhos de um homem que nunca desistiu de ofertar o melhor para o mundo. Como bem definiu a Dra. Maria Luísa Soliani, o professor Humberto foi um “Mestre que nunca cansava de ensinar”.