Pesquisa e Inovação

Bahiana marca presença no 20º Simpósio Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP

Evento aconteceu em setembro, na cidade de Vitória, Espírito Santo, e reuniu coordenadores e pesquisadores dos programas de pós-graduação em Psicologia.

compartilhe

O Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde marcou presença no 20º Simpósio Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) que aconteceu no Centro de Convenções de Vitória (ES), de 18 a 21 de setembro. O evento trouxe como tema a “Política científica e ações afirmativas: produção do conhecimento e democratização da ciência”, com o objetivo de promover uma discussão sobre a política científica no país e a formação de recursos humanos qualificados, em articulação com a democratização do Sistema Nacional de Pós-graduação brasileiro e das políticas de fomento à pesquisa. A ANPEPP tem promovido esse debate por reconhecer a importância do combate de processos históricos de desigualdade social na construção da pós-graduação no Brasil.

A comitiva da Bahiana contou com as presenças da coordenadora do programa de mestrado, prof.ª Mônica Daltro, da docente Marilda Castelar, editoras-chefes da Revista Psicologia, Diversidade e Saúde e das docentes Milena Lisboa e Leda Lessa.

Ao longo da programação, a comitiva da Bahiana participou da Mesa Temática "Políticas Científicas e de Pós-Graduação", dos Fóruns de Políticas de Ação Afirmativa na Pós-Graduação em Psicologia; de Internacionalização: Políticas, Desafios e Modelos Inovadores, além dos Fóruns de Revistas Científicas e de Ética em Pesquisa e de Avaliação Quadrienal dos PPGs em Psicologia: presente e futuro. "O evento possibilitou importantes discussões acerca dos programas de pós-graduação em Psicologia, a exemplo da internacionalização da pesquisa, da regulamentação dos comitês de ética, do sistema de avaliação quatrienal dos programas que acontece no próximo ano, além de possibilitar o encontro com pesquisadores de todo o país", conta Mônica Daltro.