Pesquisa e Inovação

14º Fórum de Pesquisadores da Bahiana marca abertura das comemorações do centenário do Professor Humberto de Castro Lima

Evento aconteceu no dia 18 de outubro, no Campus Cabula, integrando a 24ª Mostra Científica e Cultural da Bahiana.

compartilhe

Uma verdadeira festa da ciência e da arte deu início às comemorações do centenário do Professor Humberto de Castro Lima, com o 14º Fórum de Pesquisadores e a 24ª edição da Mostra Científica e Cultural da Bahiana que aconteceram nos dias 18 e 19 de outubro, ocupando praticamente todos os espaços do Campus Cabula. "São 24 anos de Mostra Científica e, na sua primeira edição, Humberto de Castro Lima estava aqui, presente, e foi um grande incentivador. Também se deve ao professor a criação dos nossos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu e deste Campus do Cabula. Então, o que a gente está vivendo aqui também faz parte desse legado. Lembrar dele é lembrar da nossa história, pois, como ele nos ensinou, nosso compromisso é com o bem do outro, para a construção de uma sociedade mais justa. Precisamos nos corresponsabilizar por construir um mundo melhor", declarou a reitora da Bahiana na abertura do Fórum.

O evento teve como destaque de sua programação o painel "Neurociências: da assistência à pesquisa", que teve como palestrante convidado o coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neuroimodulação (INCT-NIM)/Fiocruz-RJ, Dr. Wilson Savino. Ainda integraram a programação uma apresentação que celebrou os 22 anos do Centro de HTLV da Bahiana proferida pelo seu fundador, Bernardo Galvão, e pela também pesquisadora, recentemente empossada imortal da Academia de Ciências da Bahia e professora da Bahiana Maria Fernanda Grassi, com a presença dos integrantes da Associação HTLVida, usuários do centro. "Hoje é um dia de muita felicidade, pois comemoramos 22 anos da criação do Centro de HTLV e é uma criação de assistência, de ensino, de extensão e pesquisa. Um fator extremamente importante é a presença das pessoas que vivem com HTLV conosco, aqui, hoje, porque eles são os sujeitos de tudo isso. Precisamos estar com eles para ouvi-los e tentar minimizar o seu sofrimento.”

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu, Atson Fernandes, a escolha do palestrante e da temática se deve ao fato de ser este um campo de estudo com grandes reflexos na instituição. "O fórum, este ano, foi muito especial, pois tratamos de uma área da pesquisa que tem maior impacto social na instituição. Dentro das neurociências, temos o Centro de HTLV e, com ele, hoje, aqui, seus usuários. Foi muito emocionante e mostrou realmente o valor que a instituição tem com relação àquilo que ela pode dar de melhor ao seu entorno, à sociedade baiana", declarou o docente.

A programação foi finalizada com a tradicional premiação aos pesquisadores e grupos de pesquisa que se destacaram ao longo do último ano:

 

Prêmio Professor Humberto de Castro Lima – Pesquisador(a) do Ano

Vencedora: Maria Fernanda Rios Grassi.
---

Prêmio Grupo de Pesquisa Consolidado: Grupo de Pesquisa Doenças Cardiovasculares, liderado pela prof.ª Ana Marice Teixeira Ladeia.

---

Prêmio Grupo de Pesquisa em Consolidação: Grupo de Pesquisa International Center of Clinical Sleep Medicine and Research, liderado pela Prof.ª Iza Cristina Salles de Castro
---

Prêmio Prof. Dr. Carlos Alfredo Marcílio Souza

Melhor Tese de Doutorado – Medicina e Saúde Humana

Título: Quantificação da carga proviral do HTLV-1 e avaliação da suscetibilidade cérvico-vaginal na coinfecção com HPV.

Alisson de Aquino Firmino

Prof.ª Dra. Maria Fernanda Rios Grassi (orientadora)
---

Prêmio Prof. Dr. Bernardo Galvão Castro-Filho – Melhores Dissertações de Mestrado

 

Mestrado profissional em Tecnologia em Saúde

Título: Rastreamento do risco e provável Sarcopenia em adultos no pós-COVID-19: um estudo transversal.

Robson Santos Santana

Prof.ª Dra. Cristiane Maria Carvalho Costa Dias (orientadora)

Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde

Título: Repercussões da Pandemia da COVID-19 nos professores da Rede Municipal de educação em uma cidade do interior da Bahia.

Ademar Rocha da Silva

Prof. Dr. Carlos Alberto Ferreira Danon (orientador)

Mestrado em Medicina e Saúde Humana

Titulo: Prevalência de Amiloidose por Transtirretina em pacientes portadores de Estenose Aórtica moderada e grave.

Ng Kin Key

Prof. Dr. Gilson Soares Feitosa-Filho (orientador)