Curso de Medicina realiza mais uma edição da Ginbah
Atividade envolveu estudantes do curso de Medicina em um dia de provas no Campus Cabula.
01/11/2024
compartilhe
Depois de passar por um período de muito esforço e tensão, todo mundo merece um momento de descontração, nem que seja para aprender. Assim, o curso de Medicina idealizou a Gincana da Bahiana, ou melhor, a Ginbah, que, neste semestre, chegou à sua 7ª edição, promovendo o ensino da Morfologia Humana e dos Primeiros Socorros, por meio de atividades lúdicas e dinâmicas. A gincana aconteceu no último sábado (26/10), no Campus Cabula, e teve como participantes concorrentes estudantes do 1º semestre que integraram as equipes Magnatas (Azul), Sanguinários (Vermelha), Linfetinhos (Verde) e Cirróticos (Amarela). Também participaram como monitores estudantes de outros semestres do curso de Medicina.
Além das atividades que já integram a programação, a edição deste semestre trouxe como inovação um espaço, o escape room (jogo que consiste em escapar de uma sala trancada, resolvendo enigmas e quebra-cabeças para sair antes do tempo acabar), além da Escola Bahiana de Belas Artes, onde as equipes apresentaram o seu grito de guerra, uma paródia e uma dramatização. "Eu vejo a Ginbah como um momento de integração e descontração. No primeiro semestre, a gente chega com muita expectativa e muita pressão, porque todo mundo fala que o curso de Medicina é muito puxado. Então, é um momento tanto para atrair, quanto para mostrar que pode ser divertido", disse Fernanda Pereira, estudante do 5º semestre que participou como monitora.
A estudante Alana Gonçalves Santos, integrante da equipe Cirróticos, conta que o preparo para a Ginbah vem desde o início do semestre. "A gente vem estudando muito. Acho que estamos bem preparados. Eu não imaginava encontrar uma gincana na faculdade! Eu acredito que esse momento contribui para a união e para o improviso que é muito necessário. Pensar e agir de forma rápida são competências que estão sendo bem trabalhadas aqui hoje.” Para Rafael Queiroz, integrante da equipe Linfetinhos, a gincana foi uma surpresa. "A última coisa que eu imaginava era ter uma gincana na faculdade! Lembrou muito o tempo de escola. Estamos em um semestre de adaptação e acho que essa integração ajuda a gente a relaxar, ainda mais depois de vir do vestibular. Ajudar a gente a ter um relaxamento nesse primeiro semestre é muito bom", relata Queiroz.
Neste semestre, a ordem dos vencedores foi:
1. Linfetinhos (Equipe Verde)
2. Cirróticos (Equipe Amarela)
3. Magnatas (Equipe Azul)
4. Sanguinários (Equipe Vermelha)