Pesquisa e Inovação

Acadêmica de Fisioterapia conquista 1º lugar no Congresso Baiano de Cardiologia do Exercício

O trabalho foi orientado pelos docentes Cristiane Dias e Francisco Tiago Oliveira de Oliveira.

compartilhe

A acadêmica de Fisioterapia do 8º semestre, integrante do Grupo de Pesquisa GEPFIR da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) e bolsista de iniciação científica do CNP Beatriz Borges Astolpho Borba conquistou o 1º lugar na categoria Tema Livre do Congresso Baiano de Cardiologia do Exercício, realizado no dia 17 de outubro, em Salvador. O projeto, oriundo do Mestrado Profissional em Tecnologias em Saúde, intitulado "Comportamento da variabilidade da frequência cardíaca em pessoas com mutação do gene da transtirretina” foi orientado pelos professores Cristiane Dias e Francisco Tiago Oliveira de Oliveira.

O estudo aborda a Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF), uma doença neuromuscular rara e progressiva, provocada por uma mutação no gene da transtirretina (TTR), que afeta a variabilidade da frequência cardíaca (VFC), uma área ainda pouco explorada. A pesquisa foi realizada no Serviço de Atenção Especializada em Doenças Raras (SAEDR) da Bahiana Saúde, onde foram aplicados métodos simples e não invasivos para a análise da VFC, com o objetivo de detectar, precocemente, as alterações em pessoas com PAF ou com a mutação TTR. Esse estudo inovador destacou-se pela sua contribuição na avaliação da VFC, mostrando o potencial dessa variável como ferramenta aplicada na assistência clínica e na pesquisa.

“Esse estudo reforça a relevância da pesquisa científica no campo da saúde e o compromisso da Bahiana com a excelência acadêmica. A sua conquista no congresso ressalta o impacto positivo que o trabalho científico tem no diagnóstico precoce das alterações na VFC e na qualidade de vida das pessoas com PAF”, ressalta a docente Cristiane Dias.