Pesquisa e Inovação

Grupo de pesquisa da Bahiana realiza atividade no Hospital Roberto Santos pelo Dia Mundial de Prevenção ao AVC

Ações foram lideradas pelo Grupo de Pesquisa Comportamento e Reabilitação Neurofuncional vinculado à pós-graduação da Bahiana.

compartilhe

Conscientizar a população sobre os sintomas e a prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Este é o principal objetivo do Dia Mundial de Prevenção ao AVC, celebrado no dia 29 de outubro. Para marcar a data, o Grupo de Pesquisa Comportamento e Reabilitação Neurofuncional da Bahiana, liderado pela professora e pesquisadora Elen Beatriz Pinto, realiza, anualmente, desde 2016, uma atividade multidisciplinar e interinstitucional de educação e prevenção em saúde. Neste ano, a ação teve a parceria do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional CREFITO 7, além das parcerias já estabelecidas com o Hospital Roberto Santos (HGERS) e a UNEB.

Na última terça-feira (29/10), estudantes de iniciação científica da graduação e acadêmicos de pós-graduação integrantes do grupo de pesquisa, além de colaboradores do HGERS e membros da Câmara Técnica de Fisioterapia Neurofuncional do CREFITO 7, participaram de uma atividade que ocorreu em duas etapas, sendo a primeira de conscientização com a explanação dos cuidados e sintomas do AVC e distribuição de material educativo nas salas de espera do ambulatório do HRS e, a segunda, com pacientes do ambulatório de AVC daquela unidade de saúde, com quem realizaram uma ação de sensibilização e conscientização para a prevenção de quedas, também com a distribuição de material informativo acerca desse tema.

Na quarta-feira, o Grupo de Pesquisa Comportamento e Reabilitação Neurofuncional da Bahiana realizou mais uma ação de educação e prevenção do AVC com pacientes e colaboradores do ambulatório da Bahiana Saúde. "AVC é uma das principais causas de incapacidade e morte em adultos no mundo e, por isso, é uma emergência médica que exige reconhecimento e tratamento imediatos. Agir rapidamente pode salvar vidas e minimizar danos cerebrais", alerta Dra. Elen Beatriz Pinto, destacando a importância da atuação da equipe de reabilitação na orientação de pacientes e cuidadores para a facilitação do desempenho funcional nas diferentes atividades e quanto à prevenção das complicações secundárias, promovendo a reintegração desses indivíduos na comunidade.