Notícias

Bahiana celebra Dia do(a) Biomédico(a) e 22 anos do curso de Biomedicina

Programação aconteceu no Campus Cabula e visou valorização da profissão e integração entre estudantes.

compartilhe

Celebrar o Dia do(a) Biomédico(a), os 22 anos do curso de Biomedicina, dar maior visibilidade à profissão e promover maior integração entre os estudantes. Esses foram os objetivos do encontro realizado no último dia 22 de novembro, no Campus Cabula, que reuniu alunos, ex-alunos, docentes e profissionais de Biomedicina para uma programação especial. "A gente superou muitos obstáculos para estar aqui hoje. É o compromisso de nossos alunos e professores com a sociedade e com a biomedicina que faz com que o nosso curso seja uma referência em todo o Brasil", afirmou o coordenador do curso, prof. Geraldo Argolo, em sua fala de abertura do evento.

A programação teve início com a palestra "Papel do biomédico na vigilância epidemiológica", proferida pelo ex-aluno prof. Dr. Filipe Rego, que integra o quadro de docentes do curso. Na sequência, foi realizada a mesa-redonda "Caminho das Pedras", com a participação de ex-alunos que compartilharam suas trajetórias profissionais. "A escolha dos temas para celebrar o Dia do Biomédico vem por uma demanda de mercado. Todo o diagnóstico e tratamento, na saúde, tem sido norteado pela genética. Temos a bioinformática crescendo muito, por isso trouxemos o professor Filipe, agora pesquisador na Fiocruz, que é uma peça-chave no Brasil no âmbito dessa área que é muito importante, principalmente na vigilância viral", destacou a coordenadora do evento, professora Vanessa Brito.

Sofia Lírio Santos Silva, estudante do 8º semestre e integrante do Diretório Acadêmico do curso, também destacou a escolha dos temas como uma demanda dos alunos e da inclusão de uma programação mais diversificada, com atendimentos em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e atividades esportivas, com o objetivo de fortalecer a interação dentro da comunidade acadêmica.