Notícias

Estudantes do 8º semestre de Medicina recebem familiares e amigos para apresentações de TCCs

Programação aconteceu na manhã do último sábado (30/11), no Campus Brotas.

compartilhe

Estudantes do 8º semestre do curso de Medicina da Bahiana tiveram a oportunidade de compartilhar com familiares e amigos parte do esforço de sua trajetória acadêmica, quando realizaram apresentações públicas de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), na manhã do último sábado (30/11). Ao todo, foram realizadas 55 apresentações de trabalhos que ocuparam diversas salas de aula do Campus Brotas. O coordenador do curso de Medicina, Dr. Humberto Castro Lima Filho, ressalta que essa iniciativa de fomentar a apresentação pública é natural para a instituição que valoriza a produção científica. “Esse é um momento em que celebramos essa união do estudante com a instituição, pois essa produção foi feita em conjunto com seus professores orientadores e professores de metodologia científica de pesquisa. É uma produção deles, mas reconhecemos também como uma produção da Bahiana”, ressalta o coordenador.

Na ocasião, o professor Juarez Pereira Dias realizou uma apresentação pontuando alguns TCCs que já se destacaram em eventos científicos pelo país. O coordenador do 7º e 8º semestres, professor Luiz Queiroz, explica que as monografias são previamente avaliadas e as devidas correções são feitas amigavelmente, conferindo tranquilidade à apresentação pública.  “É uma celebração da importância da ciência, do pensamento crítico na tomada de decisão do médico. Esse é um momento em que os alunos vão desenvolver outras habilidades, a exemplo de como apresentar um trabalho científico em público e o formato correto da apresentação. Tudo isso sendo acolhido para que se sintam empoderados. A ideia é que a memória afetiva deles em relação a esse processo seja uma memória boa”, pontua Queiroz.

A acadêmica Luana Moreira viveu momentos de muita emoção, sendo reconhecida como produtora de um trabalho de excelência. “Para mim, apresentar meu trabalho aqui, hoje, é encerrar o ciclo com chave de ouro. É a concretização de um projeto que demandou muito trabalho e muito estudo por ser muito específico. Mas é com muita satisfação que apresento ele hoje e fico feliz em ver como foi parabenizado”, declara a estudante. Para a sua orientadora do TCC, Dra. Clarissa Mathias, Luana é motivo de orgulho. “Foi uma honra estar presente aqui na apresentação de Luana, que é uma aluna que faz a diferença pelo seu comprometimento, cuidado, afinco e inteligência. Nesse momento em que a Medicina está sendo tão descaracterizada, é bom saber que temos futuras médicas como Luana, comprometidas”, disse Mathias. Não menos emocionada, Márcia Maria de Souza e Silva, mãe de Luana, celebrou o momento especial: “É muito bom a gente poder presenciar esse fechamento da história acadêmica de Luana, que sempre foi muito dedicada. Tenho certeza de que ela vai pegar esse conhecimento e aproveitar para os próximos anos de internato. E a nossa esperança, que estamos trabalhando junto com a instituição, é colocar uma excelente profissional para trabalhar com essa população que precisa muito de cuidado”, relatou Márcia.