Integrantes da HTLVida participam de confraternização de final de ano na Bahiana
Encontro envolveu pacientes, profissionais e estudantes ligados ao Centro de HTLV da Bahiana Saúde.
06/12/2024
compartilhe
"É mais um ano que o Centro de HTLV da Bahiana Saúde nos propicia esse momento de alegria, onde a gente deve esquecer nossas dores, nossas limitações físicas e celebrar. Celebrar mais um ano de conquista desse movimento da sociedade civil em prol das pessoas que vivem com HTLV, chamado HTLVida. Temos muito o que comemorar", declarou Francisco Daltro, integrante da Associação HTLVida, na cerimônia de abertura à confraternização de final de ano dos pacientes e da equipe multiprofissional do Centro de HTLV da instituição, que aconteceu na manhã desta terça-feira (03/12), no Campus Brotas. Entre as conquistas, Daltro ainda destacou a obrigatoriedade da testagem do HTLV para gestantes em todo o Brasil.
A programação foi aberta com uma apresentação do Coral Canta Bahiana e com a Expo RessignificArte, uma mostra de itens artesanais produzidos por pessoas que convivem com o vírus HTLV atendidas no Ambulatório da Bahiana. "As lições de vida que as pessoas nos trazem fazem ressignificar a nossa própria história, isso inspirou a RessignificArte, que já aconteceu duas vezes de forma remota e agora manifesta-se aqui, presencialmente", declarou a professora do curso de Enfermagem Aidê Nunes, idealizadora da mostra e integrante da equipe multiprofissional do Centro.
Um dos momentos mais emocionantes da manhã foi o desfile de roupas customizadas de autoria de Ieda Oliveira. Convivendo com o HTLV desde 2013, ela conta que a arte lhe salvou da depressão e que hoje vem produzindo e empreendendo, cada vez mais, no ramo da moda. O encontro foi finalizado com um sorteio de brindes.