Projeto ReHabRARAS realiza encontro com pacientes e profissionais de saúde
O encontro contou com a participação de pacientes com doenças raras e seus cuidadores, profissionais de saúde.
26/02/2025
compartilhe
A ReHabRARAS – Rede Colaborativa de Reabilitação para Pessoas com Doenças Raras realizou, no último dia 20 de fevereiro, no Campus Brotas, um encontro com a participação de pacientes com doenças raras e seus cuidadores, profissionais de saúde e graduandos, pesquisadores, formadores de opinião, gestores e tomadores de decisão em saúde. O evento teve o objetivo de apresentar à comunidade a plataforma ReHabRARAS, demonstrando sua funcionalidade e prospecções no cuidado a pessoas com diagnóstico de Doenças Raras.
O projeto ReHabRARAS é um dos selecionados para o programa de Pré-Incubação em Inovação em Saúde, promovido pela Bahiana, em parceria com a Fundação Maria Emília. Coordenado pela professora Adriana Virgínia Barros Faiçal, o projeto se caracteriza como uma iniciativa pioneira focada em melhorar a reabilitação de pessoas com Doenças Raras (DR), comorbidades que afetam 65 pessoas a cada 100 mil, exigindo cuidados especializados e contínuos, além do enfrentamento aos desafios históricos no acesso à reabilitação. O projeto, alinhado à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, utiliza Design Thinking e Tecnologias da Informação para criar soluções personalizadas.
O evento, também transmitido pelo YouTube, proporcionou a troca de experiências entre profissionais da área de saúde, pacientes e cuidadores que, na ocasião, puderam apresentar os seus relatos de experiências, enriquecendo a discussão e oferecendo uma visão real das necessidades dessa comunidade.