Bahiana discute Autismo na Rede de Telemedicina

Primeira videoconferência ministrada diretamente da instituição

Nesta sexta-feira, 20 de agosto, foi transmitida através do Núcleo Universitário de Telessaúde/NUTS, mais uma sessão mensal de Videoconferência do Grupo Especial de Interesse (Special Interest Group/SIG) em Telepsiquiatria. Foi tema da sessão "Manejo farmacológico de sintomas associados em pacientes com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento”, cuja apresentação coube a Drª Milena Pondé, Professora de Psiquiatria e Psicofarmacologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Esta foi a primeira videoconferência ministrada diretamente da instituição na Rede Universitária de Telemedicina/RUTE.

O encontro teve inicio às 10h da manhã, e contou com a presença de profissionais da Psiquiatria na Bahia e 8 instituições - membros RUTE - Rede Universitária de Telemedicina de todo o Brasil, que estiveram conectadas por videoconferência durante toda a sessão. Na palestra foram comentados estudos sobre o uso e os efeitos de drogas, como a Ritalina, em pacientes com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento.

Sessão de Telepsiquiatria

Foi transmitida ao vivo através do Núcleo Universitário de Telemedicina (NUTS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a sessão de Videoconferência do SIG de Telepsiquiatria na Rede Universitária de Telemedicina (Rute). A transmissão ocorreu no auditório do primeiro andar do Centro Pediátrico Hosannah de Oliveira (CPPHO). Na ocasião, foi discutido o tema "Manejo farmacológico de sintomas associados em pacientes com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento”, pela Drª Milena Pondé que é professora de Psiquiatria e Psicofarmacologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A Drª Milena Pondé é Doutora em Saúde Coletiva com Pós-Doutorado na Divisão de Psiquiatria Social e Cultural na McGill University, Montreal-Canadá.

O Grupo Especial de Interesse (Special Interest Group/SIG) de Telepsiquiatria foi criado 2009 com o objetivo de promover a interação entre profissionais e estudiosos da área, a educação continuada e a pesquisa colaborativa em psiquiatria. O SIG ocasiona cursos e grupos de discussão para internos, residentes, mestrandos e doutorandos em psiquiatria e disciplinas afins, além de promover a discussão conjunta de eventos clínicos, a exemplo da sessão transmitida nessa sexta-feira, 20 de agosto.

O que é SIG de Telepsiquiatria?

O SIG de Telepsiquiatria se constitui em um grupo de profissionais e acadêmicos interessados na especialidade e dispostos a se encontrarem periodicamente para a troca de informações. Sua principal característica reside na oriigem dos seus componentes - procedentes de diversas Instituições de Ensino Superor no país - e na forma como se encontram - à distância, sendo veiculados pelos recursos avançados de comunicação. O Grupo é coordenado pelo Dr. Jerson Laks, da UERJ. O Dr. Laks possui Mestrado e Doutorado em Psiquiatria e Saúde Mental, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é Professor Adjunto da UERJ e Membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.

Quando, onde e como participar do SIG de Telepsiquiatria?

Os encontros deste Grupo ocorrem, mensalmente, na última sexta-feira de cada mês, das 10h às 12h, através de videoconferências. Interessados em participar devem se dirigir aos núcleos de Telemedicina dos Hospitais Universitários de Instituições de Ensino Superior membros da Rede Universitária de Telemedicina. Os profissionais de saúde e os acadêmicos situados em Salvador, Bahia, têm acesso garantido através do Núcleo Universitário de Telessaúde do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), da Universidade Federal da Bahia.

Programação de Atividades do SIG de Telepsiquiatria
Confira os próximos encontros agendados para este grupo e programe-se para estar conosco nestas datas. As sessões iniciam às 10h (horário de Brasília):

24/09/2010   Tema a ser definido
22/10/2010   Tema a ser definido
19/11/2010   Tema a ser definido
17/12/2010   Tema a ser definido

Fonte: NUTS (Clique aqui para ler a notícia)