Ciência sem Fronteiras
Governo Federal lança programa de intercâmbio e incentivo à pesquisa.
13/02/2012
compartilhe
Promover a expansão e a consolidação da ciência, tecnologia e inovação no Brasil, por meio da cooperação e mobilidade internacional. Esse é o principal objetivo do Ciência sem Fronteiras, programa dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação que pretende aumentar a presença de estudantes e pesquisadores brasileiros em instituições de excelência no exterior, além de oferecer oportunidades a estrangeiros, nas instituições nacionais.
A ideia é também atrair jovens talentosos e líderes científicos do exterior para trabalhar no país, em parceria com cientistas brasileiros. Entre as áreas de pesquisa estão Engenharias e segmentos da tecnologia; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Fármacos; Biotecnologia; Biodiversidade e Bioprospecção; Nanotecnologia; dentre outras.
Para os brasileiros no exterior, as bolsas variam de três meses a quatro anos (no caso de doutorado). O CNPq e a CAPES financiarão as passagens e a bolsa de estudos para as despesas de manutenção, instalação e seguro saúde (nos países onde a assistência à saúde não for gratuita).
Para participar
Os estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores deverão participar das chamadas públicas para as diversas modalidades de bolsa que serão divulgadas no portal Ciência sem Fronteiras.
CLIQUE AQUI e saiba mais.
Ciência sem Fronteiras - Decreto 7.642 - 13 de dezembro de 2011.