8º Fórum Pedagógico da Bahiana
10/08/2012
compartilhe
O segundo dia de Fórum foi marcado com a participação especial do Dr. Miltom Arruda e Dra. Patrícia Tempski, ambos integrantes do quadro de professores da USP que participaram, juntamente com a diretora da Bahiana, Prof.ª Dra. Maria Luisa Soliani e Prof.ª Luiza Ribeiro, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da instituição, de um bate-papo sobre a pesquisa e o papel do professor orientador, avaliação e a utilização das metodologias ativas de ensino.
Como não poderia deixar de acontecer, o encontro pedagógico contou com a tradicional visita do Borboleguim. Figura emblemática que representa o poder de transformação e adaptação do professor no exercício de sua função. "Uma criação dessa só poderia sair da Bahiana, de cabeças como a da Maria Luisa e da Luiza Ribeiro, ao trazerem a ludicidade e a criatividade inspiradoras para discutir o processo de ensino", declarou Dra. Patrícia Tempski. "A Bahiana tem uma característica de investir na docência. A gente tem viajado muito pelo Brasil e não temos visto uma grande participação dos docentes em eventos como esse", conta Miltom Arruda. Este ano, participaram 230 professores, número recorde de todas as edições.
Ao final, foi eleito o grupo vencedor do troféu Borboleguim de Ouro 2012, os professores integrantes da oficina de Metodologia Ativa, com o tema: O papel do tutor, elaborada pelo curso de Enfermagem, que contou com a participação de professores de todos os cursos. Também foi celebrado mais uma vez o aniversário de 60 anos da Bahiana, com uma apresentação artística e lúdica resgatando todas as edições anteriores do Fórum Pedagógico, iniciado em 2001, no antigo Hotel da Bahia.