Encontro discute violência e juventude
Bahiana traz profissionais de renome internacional em evento aberto ao público.
13/08/2013
compartilhe
Clique aqui para ver o cartaz.
Saber como lidar com a violência e com as demandas da atualidade estão entre as expectativas do jovem, nesta segunda década do século XXI. Discutir esse contexto é o objetivo da mesa-redonda: Desafios da Juventude Contemporânea, que acontece na próxima segunda-feira, 19 de agosto, a partir das 9h, na Unidade Acadêmica Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, localizada na Av. D. João VI, 275, Brotas. O evento é aberto ao público e terá acesso gratuito.
O encontro, uma realização do curso de Psicologia da Bahiana, vai reunir importantes nomes da Psicologia nacional e internacional, a exemplo do Dr. Rui Alexandre Paquete Paixão (Universidade de Coimbra - Portugal) que apresentará o tema "Representações da Violência entre Íntimos em Estudantes Universitários" e a presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto de Psicologia da USP e responsável pelos Convênios Acadêmicos Internacionais, Dra. Leila Salomao de La Plata Cury Tradivo que abordará a temática "Avaliação do Desenvolvimento da Identidade (AIDA) em Adolescentes Vítimas de Violência e Infratores: Bases para a Prevenção".
Dr. Rui Alexandre Paquete Paixão
Possui graduação (1982), mestrado (1986) e doutorado (1991) em Psicologia pela Universidade de Coimbra, onde éprofessor. Publicou 38 artigos em revistas especializadas e 23 trabalhos em atas de eventos. Possui quatro capítulos de livros publicados e 101 itens de produção técnica. Nas suas atividades profissionais interagiu com 52 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos.
Leila Salomao de La Plata Cury Tardivo
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado (1984); doutorado (1992) em Psicologia Clínica e livre docência (2004) em Psicopatologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é responsável por Convênios Acadêmicos Internacionais, com países latino-americanos, Portugal e Espanha. É presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto de Psicologia da USP. É coordenadora do Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão - Núcleo de Excelência pela Primeira Infância. É professora associada da Universidade de São Paulo; na graduação e pós-graduação (orientadora de mestrado e doutorado); coordena o Laboratório de Saúde Mental e Psicologia Clínica Social do IPUSP (APOIAR). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica social (violência contra criança e adolescente), psicodiagnóstico e psicopatologia, para crianças e adolescentes. Tem artigos, livros e capítulos de livros publicados nessas áreas.