Bahiana discute Luta Antimanicomial
Evento reuniu professores e alunos do curso de Psicologia na Unidade Acadêmica Brotas.
21/05/2014
compartilhe
A chuva que caiu na última sexta-feira, 16 de maio, em nada interferiu no sucesso da palestra "Luta Antimanicomial no México: Hospital Dia" que aconteceu na Unidade Acadêmica Brotas e foi apresentada pelo médico mexicano, Dr. Alejandro Patiño Román.
O evento foi uma realização do curso de Psicologia em comemoração ao Dia da Luta Antimanicomial, celebrado no último domingo, 18 de maio.
Prof.ª Mônica Daltro, Dr. Alejandro Patiño Román e a médica Ana Maria Barrera Tapia.
Em sua explanação sobre o Hospital Dia, o Dr. Alejandro explicou que a unidade acolhe os pacientes durante o dia, contando com o acolhimento da família nos outros períodos. "O Hospital Dia tem o propósito de reabilitar pessoas com doenças crônicas mentais de 18 a 25 anos e que podem se ajustar ao modelo. Mas, no caso dos pacientes agudos - que oferecem risco à própria vida e a vida de outras pessoas - a família não tem condição de ser responsável pelos cuidados clínicos. Por isso, ele deve ser internado, tendo uma atenção 24 horas por dia".
A palestra contou com a interlocução da coordenadora do curso de Psicologia, Prof.ª Mônica Daltro e da médica mexicana, Ana Maria Barrera Tapia.
Confira as fotos.
Leia entrevista com o Dr. Alejandro Patiño Román no iSaúde Bahia.