Odontologia

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Conheça as tendências da Odontologia pós-pandemia

Conheça as tendências da Odontologia pós-pandemia

Quer saber sobre como estará a Odontologia pós-pandemia? Então, atenção para esse artigo e confira as tendências!

O mundo e a humanidade não serão mais os mesmos depois da Covid-19 e não seria diferente na odontologia pós-pandemia.

O profissional dentista tem uma das profissões mais propensas a contrair o coronavírus, pela proximidade com seu paciente e por utilizar aparelhos com aerossóis que espalham gotículas de salivas e sangue em um raio de até dois metros, além das cuspideiras onde ficam depositados resíduos.

Eles tiveram que acrescentar novas medidas de prevenção e controle de contágio nos atendimentos odontológicos, fazendo adaptações na rotina dentro e fora dos consultórios com aventais descartáveis, protetor facial e desinfecção total do ambiente, atitudes obrigatórias frente à pandemia do novo coronavírus. 

Diante desse contexto, um novo cenário acontece com padrões novos de serviço e de consumo e a tranquilidade dentista-paciente vem do aumento da biossegurança do consultório e do profissional.

Esse é um momento de reestruturação de negócios e o profissional de Odontologia que prezar pelo valor e qualidade no atendimento crescerá ainda mais no mercado de trabalho.

Quais são as tendências para a área da Odontologia durante e após a pandemia? 

O maior mercado para quem se forma em Odontologia está na região Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que possui uma carência de profissionais, tanto no sistema público quanto no atendimento privado. Os estados dessas regiões, portanto, apresentam mais vagas em aberto e a procura por essa profissão só cresce.

Outro ponto a favor desse profissional é a grande quantidade de áreas em que pode se especializar, o que amplia as chances de se encaixar no mercado de trabalho. Veja algumas especialidades listadas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO):

  • Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial;
  • Dentística;
  • Endodontia;
  • Estomatologia;
  • Implantodontia;
  • Ortodontia;
  • Periodontia;
  • Prótese Buco-Maxilo-Facial;
  • Prótese Dentária.

Segundo o CFO, as especialidades mais promissoras e que mais concentram dentistas no Brasil são:

  • Ortodontia (23%);
  • Endodontia (14%); 
  • Implantodontia (13%);
  • E Prótese Dentária (10%).

Além de poder ter seu próprio consultório, o(a) dentista pode trabalhar no serviço público (prefeituras, por exemplo), clínicas de convênios, hospitais, instituições previdenciárias, empresas particulares e também em universidades, na pesquisa científica ou como professor. 

O melhor conhecimento do público-alvo vem como uma grande tendência para a área da Odontologia pós-pandemia. Por anos,  a famosa “indicação” foi o método mais utilizado entre os pacientes, mas, devido ao avanço da tecnologia, é indispensável que o profissional de Odontologia esteja presente e ativo nas redes sociais, fazendo uma comunicação mais direta com seus potenciais clientes. 

O profissional dentista é responsável por cuidar da saúde e da estética da boca. Restaura, extrai e limpa dentes, projeta e aplica próteses e pode fazer cirurgias.

Em teoria, todo mundo precisa de um dentista, de crianças a idosos, de todas as classes sociais. Considerando essa necessidade natural e com a mudança social durante a quarentena, o marketing digital aparece como aliado, para que os(as) dentistas se ajustassem a essa nova fase. 

O resultado foi um boom de perfis profissionais nas redes sociais, fato que realmente acelera a aproximação com o público alvo. As pessoas que procuram um consultório odontológico buscam um bom atendimento, mais empatia, segurança e qualidade. A união de todos esses atributos é o que fideliza cada vez mais a clientela.

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