Odontologia
Neste texto, vamos falar das principais especializações em Odontologia, sua área de atuação e mercado. Continue lendo e tire suas dúvidas.
O dentista é o profissional que estuda os dentes, boca e ossos da face, aliando o tratamento e prevenção de várias doenças. Ele cuida da gengiva, bochechas, língua, além da saúde e estética bucal das pessoas, realizando procedimentos, como restaurações, extrações, limpeza, projeção e instalação de próteses, podendo até mesmo realizar cirurgias.
Com mais de 23 áreas de atuação aprovadas pelo Conselho Federal de Odontologia é uma das profissões mais amplas que existe. Contudo, é necessário que os profissionais da área sempre invistam em estudos e formação para o desenvolvimento na profissão.
O dentista especializado nessa área trabalha com o implante dental. Esse recurso funciona como um tipo de pino de titânio, utilizado como uma raiz artificial, no qual é colocada a prótese dentária, semelhante ao dente natural, que pode ser de vários materiais, como resina ou porcelana.
O curso tem como público-alvo cirurgiões-dentistas inscritos no Conselho Federal de Odontologia. A especialização conta com uma carga horária de 1.114 horas. As aulas teóricas são mensais, de quarta a sábado.
O cirurgião dentista especializado em Prótese Dentária trabalha com a reposição de dentes perdidos e tecidos bucais. Esse profissional busca a reabilitação bucal total, tanto na sua parte funcional e de saúde, como a mastigação ou a fala (fonética), como na questão estética (forma dos dentes).Não se deve confundir a prótese dentária com o implante dentário.
As próteses podem ser móveis ou fixas. As fixas servem para pessoas que perderam dentes, mas ainda possuem alguns na boca. Já as móveis, as famosa dentaduras, servem para pacientes que já perderam todos os dentes. O implante consiste na colocação de um pino dentro do osso, com um dente artificial fixo em cima.
O curso tem como público-alvo cirurgiões-dentistas e professores de cursos de Odontologia com interesse em atuar na área de Reabilitação Oral. A especialização conta com uma carga horária de 855 horas. As aulas teóricas são mensais, de quarta a sábado. Essas são as matérias constantes na grade curricular do curso:
É um curso mais extenso que os outros dois apresentados aqui, pois, por se tratar de uma especialização cirúrgica, a carga horária, as técnicas aprendidas e os assuntos são mais elaborados.
Durante o curso, o dentista aprende como realizar a correção de anomalias faciais, como assimetrias ocasionadas por alterações no crescimento e acidentes, doenças de vários tipos, as quais o tratamento é a cirurgia, além de vários outros problemas, como tumores bucais, implantes dentários, reconstruções faciais e, até, problemas, como a apneia e a realização de enxertos ósseos.
Basicamente, esse profissional diagnostica traumatismos, lesões e anomalias na boca, na face e nos órgãos da mastigação, como maxilar, mandíbula e gengiva. Além disso, realiza cirurgias, implantes, transplantes e enxertos com o intuito de recuperar e restabelecer a funcionalidade dos mesmos.
O curso tem como público-alvo cirurgiões-dentistas inscritos no Conselho Federal de Odontologia. A especializações em odontologia conta com uma carga horária de 7.920 horas (60 horas semanais) e duração de 36 meses (3 anos). Essas são as matérias constantes na grade curricular do curso:
O cirurgião-dentista formado pela Bahiana tem sólida formação teórica e intenso treinamento laboratorial e ambulatorial (80% da carga horária total do curso), realizando atendimentos clínicos desde o 4º semestre, incluindo o internato em Odontologia hospitalar, raramente oferecido nas instituições de ensino do país. O egresso da Bahiana é reconhecido no mercado como um profissional altamente qualificado e preparado para os desafios da profissão.
A matriz curricular de Odontologia na Bahiana possui carga horária total de 4.470 horas, sendo 4.248 formadas por componentes curriculares sequenciais e 222 horas destinadas a atividades complementares. Ao longo desses 10 semestres, o aluno obterá conhecimentos que serão usados durante a sua atuação, que se inicia ainda na faculdade.
A odontologia é uma área tradicional, com várias possibilidades de atuação e com um grande reconhecimento, tanto do ponto de vista de remuneração quanto do ponto de vista social, por formar o responsável pela saúde bucal das pessoas. Por isso, é necessário que o profissional da área procure as especializações em Odontologia que mais se adequem ao seu perfil e ambições profissionais, para que o seu trabalho junto aos pacientes seja feito com excelência.
Gostou das informações? Então descubra tudo que você tem que saber sobre o curso de Odontologia da Bahiana.