Biomedicina
Dividida em oito semestres, a matriz curricular de Biomedicina é diversificada e ampla. O aluno passará por disciplinas práticas e teóricas, que garantem a apreensão das habilidades e competências de acordo com as expectativas do mercado de trabalho.
A matriz curricular de Biomedicina proporciona ao aluno conhecimentos que abrangem diversas áreas, desde física e matemática, até ética e sociologia. Algumas disciplinas irão despertar o olhar multiprofissional do aluno, pois buscam estimular a convivência com outras áreas da saúde e de pesquisas.
Com uma carga horária de 4.158 horas, o aluno da Bahiana deverá realizar atividades complementares durante o curso, correspondendo a 250 horas. Essas atividades podem ser práticas em pesquisa e atividades de extensão, como participação em palestras, workshops, estágios, entre outras práticas ou trabalhos que podem variar de acordo com a faculdade.
A matriz curricular de Biomedicina pode variar de acordo com a instituição de ensino ou apenas a nomenclatura do componente curricular pode mudar, mas os conteúdos geralmente são os mesmos, como Físico-química, Biofísica e Física, que basicamente estudam termodinâmica, radiação e a física do corpo humano.
O acadêmico também estuda a anatomia humana, que é uma das disciplinas mais esperadas, e se mostra interessantíssimo, pois se pode conhecer melhor cada estrutura e cada sistema do corpo humano. Outra disciplina que gera muitas expectativas é a Biologia Molecular e a Genética, que estudam o DNA, RNA, proteínas e como essas moléculas são formadas e reguladas pelos processos de replicação, tradução, transcrição, entre outros.
A matriz curricular de Biomedicina também pode conter componentes que são um pouco menos esperados como: Sociedade, Cultura e Etnicidade – que aborda temas do ramo da sociologia, que é uma disciplina totalmente teórica, com bastante discussão, leitura e estudos de caso; Bioestatística e Epidemiologia – sim, o aluno não se livrou dos princípios matemáticos, pois precisa interpretar e entender sobre resultados de pesquisa e a distribuição das doenças pelos espaços geográficos. O acadêmico também utiliza os recursos da matemática para cálculos de química e biofísica, além de genética de populações.
Você pode conhecer todas as disciplinas do curso a partir da Matriz Curricular de Biomedicina, na página da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública!