Odontologia

Odontologia

Por dentro do mercado de trabalho para odontologia

Por dentro do mercado de trabalho para odontologia

Conheça o mercado de trabalho para odontologia, as diferentes áreas e espaços de atuação.

É muito comum ter dúvidas na hora de escolher a profissão. Uma das principais questões levantadas é sobre o mercado de trabalho. Para quem está pensando em cursar ou já é estudante de odontologia, há boas notícias: existem diversas áreas de especialização. São 18 as especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia. Além disso, o profissional tem liberdade para trabalhar de diversas formas, seja como autônomo, em consultório próprio, no serviço público e em outras instituições.

profissional formado em odontologia, ou seja, o dentista, lida com procedimentos estéticos, bem como intervenções na saúde bucal. Como o campo de trabalho é amplo, é preciso acompanhar o crescimento do mercado estando por dentro das novas tecnologias odontológicas, além de reciclar o conhecimento e se atualizar com os novos equipamentos de trabalho.

Se você gostaria de fazer carreira em odontologia, veja abaixo algumas dicas sobre como ser um profissional valorizado, quais as áreas de especializações disponíveis para atuar, onde trabalhar e como vencer os principais desafios de quem está começando na profissão e quer entrar no mercado de trabalho para odontologia.

 

Diferentes áreas da odontologia para se especializar

profissional da odontologia não atua apenas restaurando dentes, fazendo implantes, realizando extrações ou prevenindo cáries. Apesar de essas serem atividades comuns do dentista, existem diversas áreas para se especializar na carreira. Veja, a seguir, alguns dos principais caminhos, quais são suas atividades, habilidades necessárias e perfil profissional.

Conhecido como cirurgião-dentista, o profissional formado em odontologia pode trabalhar em diversos setores de tratamento e restauração dentária e bucomaxilofacial. Cada uma possui características peculiares, porém estão conectadas em busca de soluções completas para os problemas dos pacientes. Algumas dessas áreas são:

  • Periodontia: tratamento da gengiva e osso de sustentação dos dentes, na boca;
  • Endodontia: tratamento das alterações na raiz dos dentes;
  • Ortodontia: reposicionamento dos dentes, com uso de aparelhos dentários e próteses, por exemplo;
  • Odontopediatria: tratamento para crianças;
  • Odontologia para pacientes especiais: tratamento para pessoas com deficiências tanto físicas quanto mentais, que necessitam de cuidados mais rígidos e prevenção adequada;
  • Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial: tratamento das lesões patológicas e/ou traumáticas que acometem o complexo bucal, ossos e tecidos faciais;
  • Implantodontia: reabilitação funcional e estética das perdas dentárias, utilizando tecnologia de ponta com o uso de implantes, devolvendo ao paciente condições de melhoria de sua autoestima e sociabilidade;
  • Odontologia hospitalar: atenção a pacientes internados em suas necessidades de saúde bucal.

Abordando de forma mais aprofundada, a ortodontia e odontopediatria são consideradas áreas comuns e muito interessantes no mercado de trabalho para odontologia. Ambas possuem um objetivo comum que é transformar a saúde bucal das crianças e jovens, harmonizando seu sorriso ao melhorar tanto a estética quanto a oclusão dental.

Por ser um tratamento específico para crianças, a odontopediatria trabalha muito a prevenção, educação e motivação das crianças, com o intuito de promover a valorização da saúde bucal desde cedo. Assim, além de lidar bem com pessoas, é importante que o dentista goste de trabalhar com crianças.

No mercado de trabalho para odontopediatria, além da possibilidade de atender em consultório próprio, uma solução encontrada pelos profissionais da área é fazer parcerias com escolas de educação infantil. As consultas odontológicas são realizadas em conjunto, com visitas na sala de aula, fazendo com que as crianças se familiarizem com o profissional desde cedo, perdendo o medo e ganhando consciência da importância da higiene bucal.

 

Mercado de trabalho para odontologia

Onde trabalhar como dentista

Com a diversidade de áreas para se especializar, o campo de trabalho também é muito amplo. A escolha deve ser feita com base no perfil do profissional, em seus interesses e habilidades, bem como no tipo de carreira e benefícios que gostaria de alcançar.

Quem resolve cursar a graduação de odontologia muitas vezes tem em mente apenas o trabalho em consultório próprio, uma forma autônoma de trabalhar. Porém, é importante saber que essa não é a sua única opção. Depois de cinco anos de estudos, ao se graduar, o jovem dentista poderá atuar em outros locais de trabalho. Alguns desses podem envolver uma maior facilidade na hora de iniciar a carreira, com mais oportunidades, vagas e investimento consideravelmente menor do que montar um consultório como recém-formado.

Neste texto, destacamos quatro principais núcleos de atuação no mercado de trabalho para dentistas: o atendimento clínico no consultório, o serviço público, ensino e pesquisa e as empresas.

Montar um consultório:

Antes de tudo, conforme citado anteriormente, é importante ressaltar que a maioria dos profissionais de odontologia recém-formados não está apto a montar um consultório ao sair da faculdade, pois esse é um desafio que necessita de muito preparo e um plano de carreira bem fundamentado. Além do alto investimento, um consultório nada mais é do que um negócio, necessitando de muito planejamento e espírito empreendedor.  

Como são poucas as faculdades que incluem tais habilidades em sua matriz curricular, na hora de escolher onde fazer um curso de odontologia é importante optar por quem oferece uma formação em gestão que contemple as áreas de administração, finanças e marketing, tornando o futuro profissional capaz de gerir seu próprio negócio.

A principal vantagem em montar um consultório é a liberdade de estruturar sua agenda de horários e pacientes, bem como seu próprio ambiente de trabalho. Porém, como profissional autônomo, o dentista no setor privado não ganha salário mensal e benefícios, ficando dependente de uma carreira sólida para adquirir clientes que mantenham seus custos e lucros equilibrados.

Serviço Público:

O setor público é uma das áreas mais promissoras com grandes oportunidades para todas as fases da carreira de um dentista. Em busca de melhoria nas políticas públicas da área da saúde, as contratações têm sido ampliadas. Existem programas especialmente voltados para dentistas como o Brasil Sorridente, além de outros para profissionais da área da saúde no geral como o programa Saúde da Família. Além disso, há também a possibilidade de atuar nas unidades militares e em bases de atendimento à população. Existem ainda cargos disponíveis para o dentista em órgãos de vigilância sanitária e de auditoria.

Uma das principais vantagens em trabalhar como dentista no setor público é a segurança financeira que conta com salário mensal e benefícios. Dependendo do programa escolhido as jornadas de trabalho são mais intensas, contando com horas extras e períodos diferenciados do horário comercial. Porém, também existem vagas em que é possível conciliar jornadas em ambos os setores, público e privado.

Outro benefício do setor público é a interação com uma equipe multiprofissional que resulta em uma grande troca de conhecimento e aprendizagem e em uma oportunidade única para atuar com a comunidade, agindo diariamente para suprir suas necessidades.

Como desafio, o serviço público ainda oferece boas oportunidades de carreira por meio de seus disputados concursos que exigem do profissional interessado muito estudo e dedicação para vencer. Há também uma limitação de recursos, tanto estrutural como financeiro, que diferencia o serviço público do privado.

Ensino e Pesquisa:

Como todas as áreas da saúde, há boas oportunidades para profissionais que se interessam por continuar seus estudos e até desenvolver novas pesquisas. Há muitas vantagens em focar nessa área como salário mensal, bonificações, benefícios e também incentivos às pesquisas proporcionados pelo governo.

Como ponto de superação, a concorrência por poucas vagas abertas em universidades e instituições gera a necessidade de muita dedicação, não apenas no campo de trabalho, como no de estudo durante a graduação. Nesse sentido, é aconselhável aproveitar a estrutura dos cursos e investir tempo em pesquisas acadêmicas, iniciação científica e estágios dentro da própria faculdade e em campos fora da instituição.

Empresas:

A indústria de produtos odontológicos costuma oferecer boas oportunidades para os dentistas atuarem como gestores, consultores científicos ou até assistentes comerciais. Além dos mesmos benefícios e salários tratados nas áreas anteriores, as empresas costumam oferecer maiores bonificações baseadas em metas e plano de carreira. Assim, é possível um dentista atingir um cargo elevado na hierarquia da empresa. Por outro lado, um dos grandes desafios para o profissional que trabalha em uma grande empresa é a dedicação exigida que inclui disponibilidade para horas extras, viagens e participação em eventos.

Estágios:

Já pensou em trabalhar prestando seus serviços para outro profissional? Para os estudantes de odontologia e dentistas em início de carreira, as oportunidades de estágio, de assistente e prestador de serviço são excelentes para praticar as habilidades, ganhar experiência e absorver tudo sobre gestão de consultório. Além disso, o jovem profissional aprende a trabalhar em equipe, respeitar chefes e condições de trabalho. Essa é uma etapa comum e muito importante a ser tomada pelo recém-formado rumo ao seu amadurecimento profissional.

Assim como toda profissão, a odontologia requer um perfil dedicado, persistente, que lide bem com pessoas e que busque se atualizar constantemente para acompanhar a evolução tanto do mercado quanto das técnicas e equipamentos. Dessa forma, é possível oferecer aos clientes um tratamento de alta qualidade visando mantê-los em condição de saúde integral.

Se você possui questões que não foram abordadas ou experiências que gostaria de comentar sobre o mercado de trabalho para odontologia, compartilhe aqui!