Galeria de Fotos

Alunos do Colégio Marista no Bahiana por um dia
  • Alunos do Colégio Marista participam do Bahiana por um dia

    Alunos do Colégio Marista participam do Bahiana por um dia

  • Atividade de Medicina com os Monitores do GCM

    Atividade de Medicina com os Monitores do GCM

  • Atividade do curso de Fisioterapia com prof.ª Eulalia Pinheiro

    Atividade do curso de Fisioterapia com prof.ª Eulalia Pinheiro

  • Alunos do Colégio Marista conhecem o Centro Odontológico da Bahiana

    Alunos do Colégio Marista conhecem o Centro Odontológico da Bahiana

  • tividade do curso de Biomedicina com a biomédica da Bahiana Emily Figueredo

    tividade do curso de Biomedicina com a biomédica da Bahiana Emily Figueredo

  • Atividade do curso de Educação Física com prof. Paulo Rodrigo

    Atividade do curso de Educação Física com prof. Paulo Rodrigo

  • Atividade do curso de Enfermagem com a prof.ª Cristiane Magali

    Atividade do curso de Enfermagem com a prof.ª Cristiane Magali

  • Atividade do curso de Psicologia com egresso do curso Fernando Lopes

    Atividade do curso de Psicologia com egresso do curso Fernando Lopes

  • Bahiana por um dia com Colégio Marista

    Bahiana por um dia com Colégio Marista

Alunos do Colégio Marista conhecem os cursos de saúde da Bahiana
Visita fez parte do projeto Bahiana por um dia



Meditação, conhecimento sobre o corpo humano e atividades lúdicas. Assim foi a quarta-feira de 31 de julho dos estudantes do terceiro ano do ensino médio do Colégio Marista, que participaram do Bahiana por um dia, no Campus Cabula, e visitaram os cursos de saúde da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

O início do tour foi realizado no Laboratório Morfofuncional, onde os alunos de Medicina da Bahiana, monitores do Grupo de Ciências Morfofuncionais, lecionaram sobre os sistemas: musculoesquelético; geniturinário e digestório; cardiorrespiratório e neuroendócrino.

Com o objetivo de entender como funciona a profissão da fisioterapia, a fisioterapeuta Eulália Barros ensinou, através de uma atividade prática, como identificar os ossos e músculos do corpo humano. Os alunos empolgaram-se ao realizar o exercício e demostraram bastante interesse pela área da saúde.

A orientadora do Colégio Marista, Mary Machado, demonstrou satisfação com o Bahiana por um dia. “Os alunos ficaram felizes com a possibilidade de conhecer os cursos de graduação, pois eles estão em ano de vestibular e ficam ansiosos com a escolha profissional. Então, participar desse projeto é uma oportunidade incrível para a formação deles”.

A visita à Clínica Odontológica da Bahiana foi repleta de aprendizados. A gestora Lísia Oliveira mostrou como é feito o atendimento aos pacientes e apresentou as instalações do centro cirúrgico e dos ambulatórios. O tour continuou no Laboratório de Estudo do Movimento com o professor de Educação Física Paulo Rodrigo, onde ele explanou sobre as diversas áreas de atuação do profissional de educação física e promoveu um momento de meditação e relaxamento com os alunos.

A professora Cristiane Magali motivou os estudantes com uma atividade lúdica, com o objetivo de ensinar como a enfermagem é um campo de atuação variado e que tem o foco no cuidado do paciente em conjunto com outras áreas da saúde.

Quando se trata de entender o funcionamento da psicologia, muitas pessoas pensam a partir do senso comum. Foi com foco em desmistificar isso, que o psicólogo Fernando Lopes explicou para os alunos quais os mitos e as verdades sobre a psicologia. A tarde foi finalizada no Laboratório de Ciências Químicas, Físicas e Biológica, onde a biomédica Emily Figueiredo promoveu uma prática de microscopia.

A estudante do Colégio Marista, Acacia Lemos, contou como o fato de conhecer os cursos da Bahiana influenciou positivamente nas suas decisões em relação à carreira. “Foi muito interessante conhecer esses cursos e participar dessas atividades. Eu ainda vou decidir qual profissão seguir, mas, com certeza, o momento de hoje vai me ajudar a entender o que eu quero para a minha vida”.


Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-000
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936