Galeria de Fotos

V JAMEB
Jameb chega à 5ª edição
Evento reuniu cerca de 230 participantes


O Campus Cabula da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública foi transformado em um verdadeiro polo para o estudo de Anatomia, durante a V Jornada de Anatomia Médica da Bahia – Jameb, que aconteceu de 26 a 28 de setembro e ofereceu aos participantes 7 cursos pré-jornada, 31 aulas de Anatomia e a troca de experiências entre 24 palestrantes e cerca de 230 estudantes. A cerimônia de abertura foi marcada pela conferência magna "A morte existe para ser reconhecida", proferida pelo ex-aluno e atual médico de cuidados paliativos, Dr. Sílber Rodrigues Alvez. Estiveram presentes o professor e coordenador da jornada, Dr. Rinaldo Antunes Barros, e a professora e Dra. Eliana de Paula, representando a professora e coordenadora do curso de Medicina, Dra. Ana Verônica Mascarenhas.

Segundo a Dra. Eliana de Paula, a participação dos estudantes na organização da Jameb contribui para a construção de seu currículo oculto: "Quando eu vejo a participação dos nossos alunos de forma tão dinâmica, desenvolvendo o seu potencial diante da organização, é uma experiência para a vida. São os ganhos secundários para a formação do profissional médico. Esse país precisa de boas lideranças... E onde formar essas lideranças senão na escola?"

Tema

O professor Rinaldo explica que, neste ano, a jornada trouxe como proposta a relação da anatomia humana com a vida e com a sua terminalidade, a fim de levar os participantes a refletirem sobre a atitude custo-consciente e sobre como é eticamente possível manter essa conduta durante a assistência a um paciente em terminalidade de vida: "A Jameb já está na sua 5ª edição, e, neste ano, estamos discutindo, como eixo central, a anatomia humana e a terminalidade da vida. Frente a isso, abrimos uma reflexão sobre até aonde podemos ir, sobre o que buscamos quando queremos dar uma melhor assistência a nossos pacientes. Para isso, foi promovida a ideia de levarmos os nossos estudantes a pensarem em si mesmos para, a partir daí, começarem a cuidar dos outros se colocando no lugar deles".

Para Gabriel Monteiro, estudante do 2º semestre de Medicina, a jornada foi muito interessante e o instigou sobre o conhecimento da anatomia: "Estamos vendo coisas muito relevantes para o estudante do ciclo básico de Medicina, são coisas que não veríamos nem na sala de aula". Para Julia Pereira, também do 2º semestre de Medicina, os conteúdos da Jameb são muito diferentes dos vistos em sala de aula: "Aqui vamos muito além nos conteúdos. Dá uma noção maior do que é ser médico".

 


Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-000
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936