Galeria de Fotos

ADAB recebe ISO 9001

Na última segunda-feira, 9 de junho, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública celebrou mais uma conquista: o laboratório de seu Ambulatório Docente-Assistencial, acaba de receber a certificação ISO 9001:2008, pela qualidade e boas práticas de seus serviços. Muitos setores foram envolvidos em um processo de ajuste que foi iniciado há  cerca de cinco anos.

"Costumamos dizer que esse é um processo que envolve muito as pessoas. É um trabalho de corpo a corpo, próximo a cada equipe. É um trabalho que tem muito do ensinar a cada pessoa. Qualidade é cultura. Não adianta apresentar as mudanças. Temos de envolver as pessoas para que elas possam seguir o método e que juntos possamos caminhar", explica a gestora da qualidade da Bahiana, Luciana Branco.

Ela conta que hoje a Bahiana já apresenta resultados positivos, pois tem gestores capazes de identificar as fragilidades para que elas sejam resolvidas rapidamente, garantindo as boas práticas e um serviço de qualidade.

Na ocasião, foram homenageados o laboratório, o setor de Recursos Humanos, de Compras, Almoxarifado, Controladoria, o Núcleo de Tecnologia da Informação e o de Gestão da Qualidade, além do Setor de Manutenção de Equipamentos.

"Estamos muito felizes, hoje, porque comemoramos mais uma conquista da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, que é a certificação de nosso laboratório de patologia com o ISO 9001. Isso é muito importante para nós porque está dentro da nossa missão de buscar excelência em todos os nossos serviços. É claro que  não vamos parar por aqui. Vamos levar essa qualidade também para a nossa área acadêmica, buscando a certificação de todos os nossos cursos, começando por Medicina", declarou a diretora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani.

Segundo a gestora do laboratório, Márcia Moreira, a certificação é fruto de um trabalho que vem de longa data. "Esse trabalho teve início com a inauguração do novo laboratório e também com o pensamento do Prof. Humberto Castro Lima em criar um serviço de excelência para atender aos usuários do ADAB e também aos alunos do curso de Biomedicina que lá desenvolvem a prática de seus conhecimentos", afirmou.

"O processo de qualidade é importante e fundamental para qualquer instituição. Para a Bahiana é uma oportunidade de ajustarmos as medidas e a qualidade. É uma instituição focada na qualidade. Então, os processos da qualidade materializam esse nosso foco. A certificação veio para enriquecer e para ser ampliado em todas as suas dimensões dentro da instituição", declarou a gestora do Núcleo de Recursos Humanos, Telma Bastos.

A avaliação da Bahiana pela instituição certificadora aconteceu nos dias 28 e 30 de abril, data em que foi anunciado o resultado. Segundo Luciana Branco, mesmo com a certificação, o Núcleo de Gestão da Qualidade continuará com auditorias internas para verificar o andamento dos processos de trabalho, garantindo a manutenção do padrão de qualidade.

 


Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936