Notícias
20/05/2015
A Bahiana confirma sua excelência ao receber, pela segunda vez, o prêmio Great Place to Work (GPTW) 2014, como uma das quatro melhores empresas da Bahia para se trabalhar. A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira, 12 de maio, no Sheraton Hotel da Bahia e contou com a presença de diretores e gestores de grandes empresas também contempladas com a premiação. A instituição foi representada pela Gestora de RH, Telma Bastos e pela gestora de Desenvolvimento de Pessoas, Prof.ª Luiza Ribeiro. Também estiveram presentes o coordenador de Administração e Finanças, Emanolel Olimpio Alves de Souza, o coordenador de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Diego Menezes, a coordenadora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes, a coordenadora de Extensão da Bahiana, Prof.ª Carolina Pedroza e o analista de avaliação institucional, Clayton Silva de Almeida.
Realizado pelo instituto Great Place to Work, em parceria com o jornal Correio da Bahia e a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH - Bahia) a premiação acontece pela segunda vez no estado. Ao todo, 35 empresas participaram da pesquisa GPTW-2014, das quais dez foram premiadas, sendo este número o dobro do ano passado, o que representou um montante de 25 mil funcionários.
Para chegar ao resultado, a pesquisa é gratuita e envolve dois questionários sendo o primeiro quantitativo e que engloba 58 perguntas, respondidas por colaboradores da instituição avaliada e, o segundo, qualitativo, respondido por gestores da própria empresa.
"Somos 1.200 colaboradores na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e é muito difícil pensar em gestão na área de ensino, é algo muito novo. Ficamos muito felizes de ter esse ano a Unifacs aqui também compartilhando esse momento. Para uma escola, é muito fácil cuidar de pessoas, essa é nossa atividade-fim, então é só uma continuidade do que somos", declarou a Prof.ª Luiza Ribeiro ao receber a premiação.
"Hoje é o Dia do Enfermeiro e nos sentimos duplamente felizes em comemorar a data no momento em que a Bahiana recebe, pela segunda vez, a premiação de uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia", celebrou Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes, coordenadora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, ao lado da Prof.ª Carolina Pedroza, vice-coordenadora da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, ambas enfermeiras.
Para a gestora de Recursos Humanos da Bahiana, Telma Bastos, o sucesso da instituição em mais uma premiação GPTW dá-se pela aplicação prática dos valores institucionais. "Acho que esse prêmio é o reconhecimento pelo que somos na essência. Todos os pilares do GPTW estão nos nossos valores, que os trabalhadores entendem como nossas práticas. Essas têm visibilidade interna e com a premiação passamos a ter nossos valores reconhecidos externamente".
Segundo Telma Bastos, todo o trabalho tem início na visão da diretora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani. "Nossa gestora maior é focada no desenvolvimento das pessoas e isso é importante porque são as pessoas que levam as empresas a resultados. Devemos sempre focar nas pessoas, em um ambiente saudável, transparente. É isso que faz com que as pessoas se vinculem à instituição".
Ainda segundo a gestora de RH, o resultado é também uma resposta ao caminho que a Bahiana vem trilhando ao longo dos anos. Ela ressalta um desafio que a instituição enfrenta, "nós somos uma instituição que tem atuação em dois segmentos: ensino e prestação de serviço de saúde, com os nossos ambulatórios docente-assistenciais e nossos programas de promoção à saúde. São duas áreas distintas e, apesar disso, conseguimos chegar onde estamos e fazer parte desse grupo de reconhecimento".
Confira a lista de colocados
1º - Laboratório Sabin
2º - Laboratório Leme
3º - Aurora Brasil
4º - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
5º - Natulab
6º - LM Frotas
7º - Bravo Caminhões
8º - Nutricash
9º - Unifacs
10º - Citéluz