Galeria de Fotos
01/08/2015
O Método PBL em Foco foi o tema da II Jornada do Desenvolvimento do Ciclo de Vida, no dia 01 de agosto, na Unidade Acadêmica Brotas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. A programação reuniu discentes e docentes do curso de Psicologia com o intuito de compartilhar as reflexões da metodologia ativa da aprendizagem baseada em problemas.
Estiveram presentes a coordenadora do curso de Psicologia, Sylvia Barreto, a coordenadora do Grupo PBL, Anabela Queiroz que explanou sobre o tema “Problemas entram pela porta da frente”. As professoras do curso de Psicologia, Isabella Queiroz e Silvanne Ribeiro falaram sobre “Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos e reflexões sobre o método” e a Prof.ª Nádia Matos apresentou a temática: “ABP, a aprendizagem significativa e o significado da aprendizagem”.
“De Déscartes a Da Vinci: PBL e transdisciplinaridade” foi o título da fala da Prof.ª Andréa Diniz, seguida das professoras Maria Beatriz Barreto do Carmo e Lidiane Gomes que comentaram sobre “Do mestre explicador ao mestre ignorante: experiências iniciais no método ABP em curso de psicologia na Bahia”.
Também participaram das atividades a Prof.ª Carla Sampaio que abordou o tema “PBL: trilhas ou trilhos” e o Prof. Ubton Nascimento que comentou a “Construção coletiva do conhecimento: ação dramática complementar ao PBL”. Também estiveram presentes a supervisora pedagógica Lígia Vilas Bôas e a Prof.ª Mônica Ramos Daltro.
A programação contou, ainda, com a participação especial do aluno do 6° semestre do curso de Psicologia, Kaike Oliveira, que declamou o PBL em Cordel.
“A II Jornada tem um avanço, uma conquista, em função das publicações que estão ocorrendo. Os professores vêm se reunindo, estudando, refletindo e, agora, eles sintetizaram em artigos que irão ser publicados e hoje vamos compartilhar com a comunidade acadêmica e com outros docentes de ensino superior da Bahiana e externos, nossas reflexões em torno da metodologia do PBL no ciclo de vida do curso de psicologia”, relata a coordenadora do curso de Psicologia, Sylvia Barreto.
“Acredito muito nesse método e criei um tema para essa poesia. “PBL: uma marca underlevel de aprendizado. O PBL é um MAA: Método assertivo de aprendizagem”, declarou o estudante Kaike Oliveira.
“Desde 2009, um grupo de docentes do curso de Psicologia da Bahiana vem iniciando o trabalho com os componentes curriculares que estão encaixados no eixo ser humano e desenvolvimento. Estamos utilizando o método PBL que é um método dentro do campo das metodologias ativas, que tem um processo cognitivo de passos, que cumpre um ciclo completo de sete passos, que busca, basicamente, ensinar ao aluno a aprender e construir o conhecimento autonomamente”, finaliza a coordenadora do Grupo PBL, Anabela Queiroz.