Para a coordenadora do evento, Prof.ª Karine de Souza, o mutirão é uma atividade de saúde e bem-estar para a população. “Pensamos em saúde em toda a sua instância não só na saúde física, mas na carência dessa população em diversos serviços”, conta Karine, explicando que o trabalho foi idealizado pelo professor André Luiz Peixinho, coordenador do internato e fundador do CCVP. “Estamos tendo êxito e sucesso, na medida em que envolvemos toda a população de Pau da Lima, professores da Bahiana, jovens e mulheres da comunidade que são agentes do Vida Plena, dando uma característica especial à atividade”.
As ações foram desenvolvidas por equipes multiprofissionais do CCVP e buscaram ampliar e fortalecer o nível de informação sobre o HTLV em parceria com a Associação HTLVida. Ao longo do dia, foram estabelecidas rodas de conversas com os participantes de forma interativa. Na oportunidade, foram distribuídos kits com folder informativo sobre HTLV, preservativo masculino e feminino e solicitação da sorologia para HTLV.
Ainda para integrar a programação, foram divulgadas as ações assistenciais desenvolvidas no Centro Integrativo e Multidisciplinar de HTVL da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e a necessidade da implantação de uma rede assistencial por parte da gestão estadual e municipal que venha somar ao "cuidar" assumido pelo Centro de HTLV.
CCVP
O Complexo Comunitário Vida Plena (CCVP) atuou na programação fortalecendo o conceito ampliado de saúde: as ações para os diversos grupos populacionais perpassaram desde as orientações sobre anemia falciforme, cuidados e prevenção de parasitoses intestinais, orientações sobre DSTs incluindo o HTLV, consulta dermatológica, avaliação oftalmológica, aula de FITDance com inserção dos adolescentes, rastreamento de diabetes, hipertensão, além de contar com a presença da defensoria pública.
É importante ressaltar que, além das ações preventivas desenvolvidas durante a atividade, foi disponibilizado um espaço para atendimento às demandas clínicas emergentes. Os discentes do Programa de Extensão em Enfermagem Cuidar faz Bem manifestaram satisfação pela imersão nas vivências propostas, e pela receptividade da comunidade do Pau da Lima e das equipes multiprofissionais.