Notícias
13/12/2016
O curso de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública foi convidado pelo Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde para desenvolver um Programa de Extensão em Fisioterapia na Saúde do Trabalhador, na SESAB.
A proposta visa a ampliação do ensino. Para a professora do curso de Fisioterapia Rachel Trinchão, esse é um serviço importante para os trabalhadores e relevante para os estudantes porque lhes possibilita vivências na área.
Segundo ela, inicialmente os alunos fazem uma avaliação fisioterapêutica, acompanhados pelo fisioterapeuta e pelo professor responsável na Bahiana. “Depois disso, eles acompanham os funcionários em diversos setores da SESAB”, explica.
Durante o programa, os futuros fisioterapeutas têm acesso aos laudos dos funcionários, quando eles retornam de afastamentos e licenças médicas. Os alunos também fazem avaliação ergonômica e a prática da ginástica laboral, seja de forma individual ou em grupo.
Segundo Maria Joseane Freitas, aluna do curso de fisioterapia, a extensão tem contribuído positivamente com o seu aprendizado. “Fico muito feliz ao receber um retorno positivo dos trabalhadores e da satisfação perante as atividades realizadas”, disse a aluna, para quem a atividade acrescenta tanto na experiência profissional quanto na pessoal.