Notícias
14/11/2007
No dia 20/11 estaremos comemorando o Dia do Biomédico e, assim, nesta data a Bahiana estará realizando um evento comemorativo com mini-cursos e conferências direcionados a todos os interessados. PROGRAMAÇÃO 08:00 – 12:00 - Mini-Cursos 12:00 – 13:00 - Almoço 13:00 – 14:00 - Abertura 14:00 – 15:00 - Apresentação de Trabalhos Científicos de Alunos (Oral e Pôsteres) 15:00 -18:00 – Conferências 15:00 – 16:00 - A Utilização de Toxinas como Ferramentas Farmacológicas e Biotecnológicas - Profª Drª. Luciana Casais 16:00– 17:00 - Reprodução Assistida - Dr. Joaquim Costa Lopes Lançamento do Projeto: Ciência na Estrada 18:00 – 19:00 - Mesa Redonda: “Me formei, e agora?” - Professores, ex-alunos e convidados. 19:00 - 19:30 – Encerramento: Coordenador do Curso - Prof. Geraldo Argolo Ferraro Contamos com a sua presença! “Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido feito.”
Confira ao final deste informativo a Programação completa do evento.
O Curso de Biomedicina ou Ciências Biomédicas, Modalidade Médica, foi pioneiramente implantado em 1966.
O surgimento de uma nova profissão apresenta um processo complexo de natureza histórica, técnica e social. Muitos avanços marcaram a história da estabilidade do Curso de Biomedicina, e todos esses foram marcados por manifestações dos acadêmicos e pelo valioso empenho das entidades de ensino superior. É por esse motivo, após tanta luta e conquistas, que há muito que ser comemorado, nesse dia: 20 de Novembro.
A Biomedicina é a ciência que conduz estudos e pesquisas no campo de interface entre medicina e biologia, voltada para a pesquisa morfofisiológicas dos organismos e suas variações, tanto em nível individual quanto coletivo; relacionar estes processos entre si, de maneira a intervir, direta ou indiretamente, na melhoria da saúde humana e ambiental; reconhecer a saúde como direito e como condição digna de vida e compreender o estado da arte do conhecimento biomédico, com postura crítica e reflexiva; comunicar-se com seus pares e interagir em equipes multidisciplinares; adequar-se às inovações científicas e tecnológicas; reconhecer o papel da qualidade ambiental na manutenção da saúde humana, com ênfase nos ecossistemas do Estado da Bahia; respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional; identificar as variáveis sócio-econômicas, étnicas e culturais da população, atuar como agente transformador em benefício da sociedade humana, reconhecer o funcionamento do Sistema Nacional de Saúde e compreender as peculiaridades regionais.
“É com grande prazer que nós, da comunidade acadêmica do curso de Biomedicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, realizamos esta atividade complementar, que certamente enriquecerá o conhecimento em algumas áreas de interesse em nossa vasta área de atuação”.
- Citologia Esfoliativa - Prof° Adalardo Sousa Carneiro
- Proteção Radiológica - Prof°. Carlos José Cardoso de O. Júnior
- Fundamentos da Imunohematologia - Profª. Maria Teresita Bendicho Del Ninõ
Prof. Dr.Humberto de Castro Lima
Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani
Lançamento do Projeto: Heróis da Saúde - Profª Tânia Klober Brazil
17:00 – 18:00 - Parasitologia na cultura humana - Prof. Dr. Marcus Vannier