Notícias
04/06/2009
Estudantes do curso de Terapia Ocupacional da Bahiana participaram, no último dia 07 de maio, de uma sessão técnica para conhecer um pouco mais sobre iniciativas de tecnologia assistiva. O encontro, que contou com palestras de profissionais de referência em Salvador, teve o objetivo de discutir estratégias de tecnologia assistiva para a inclusão social de pessoas com deficiência. O evento foi uma realização do Estágio de Terapia Ocupacional de Atenção à Criança e ao Adolescente do SerTO – Serviço de Terapia Ocupacional da Bahiana que é supervisionado pelas professoras Ana Marta Ponte e Sofia Campos.
Segundo Profª. Ana Marta Ponte, “a tecnologia assistiva é um recurso muito bom para a inclusão e participação social de pessoas com deficiência”. O segmento é responsável pela criação e disponibilização de recursos e serviços que auxiliam pessoas com deficiência na reconquista de sua autônima, a exemplo de próteses, órteses e adaptações.
Encontro
Organizado por Deise Garrido, Priscila Maia e Yana Amazona, alunas do 9º semestre de T.O. e estagiárias do SerTO, o encontro contou com a participação da pedagoga Luciana Damasceno do Programa de Informática, Educação e Necessidades Especiais – INFOESP: O aluno construindo sua autonomia. Ela proferiu a palestra “A Tecnologia Assistiva como auxiliar na inclusão de alunos com deficiência física”.
Em seguida, a Terapeuta Ocupacional Maria Alice Campos falou sobre “Adequação personalizada em ‘Seating’”. Para finalizar o evento, os representantes da LCS Adaptações Veiculares, Renata Souza e Marcus Freitas apresentaram o tema “Mobilidade sem Limites”.
“Aqui no Estágio de atenção à criança e ao adolescente temos o projeto de tecnologia assistiva, no qual já foram desenvolvidas algumas tecnologias, pelos próprios estudantes. A intenção da gente é que o SerTO se torne um centro de referência na produção de tecnologia assistiva em Salvador, atendendo não somente seus pacientes, como também toda a sociedade”, declara Profª. Ana Marta.