Notícias
29/10/2009
Dando prosseguimento às atividades do módulo de Psicofarmacologia, do curso de Medicina, os alunos do 4º ano participam, nesta sexta-feira (30), de mais uma aula por meio de videoconferência no Centre de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais – CEDETE. A aula será ministrada a partir das 14h pela professora Milena Pondé, diretamente da McGill University, no Canadá, onde ela está realizando o seu Pós-Doutorado.
A aula contará com a participação do professor convidado, Nicolas Mereau, doutor em Sociologia, professor adjunto da Universidade de Otawa, membro da equipe de pesquisa e intervenção transcultural da McGill Univercity, onde realiza estudos sobre o medicamento como objeto social e cultural. Na ocasião, Prof. Mereau vai falar sobre “Antidepressivos: entre mutismo e regulação de conduta”.
Esta conferência consistirá numa apresentação da função concreta dos anti-depressivos sobre o comportamento dos indivíduos, tomando como exemplo a percepção do tempo para o indivíduo depressivo. “Veremos que os antidepressivos constituem, pela sua função de normalização do tempo, uma encarnação do bio-poder. Mesmo sendo menos endemoniadas que os anti-depressivos, certas técnicas psicológicas funcionam da mesma forma, ou seja, regulação e normalização de um corpo sem história e sem possibilidade de narrativa. Então, o combate seria sobretudo em relação ao estatuto que é dado ao corpo nas sociedades contemporâneas ocidentais, em oposição a uma luta estéril entre anti-depressivos e psicoterapia”, explica o sociólogo e professor.