A programação do evento abrangeu: a corrida de rua, a apresentação da Banda da Polícia Militar, a entrega de troféus para representantes do HGRS, apresentação da banda Laguna, o torneio de futebol e, além do Odontomóvel, os serviços de atendimento médico e a realização de exames nos equipamentos da Fundação José Silveira e SAC Móvel.
Adriano Peres, professor da Bahiana e funcionário do Hospital Roberto Santos, foi o responsável pela coordenação da ação. “O HGRS possui parceria com muitas instituições no campo de estágio. Com a Bahiana, a área específica que mediamos é a da odontologia hospitalar, por isso, a instituição convidou a Bahiana que, prontamente, aceitou. O objetivo é prestar assistência básica à comunidade, inclusive encaminhando pacientes para unidades de serviços que ofereçam atendimentos mais complexos”, explica Adriano.
Rita Lopes, 35 anos, ao visitar o Odontomóvel, revelou que, muitas vezes, tem dificuldade para conseguir esse tipo de atendimento: “Graças à orientação recebida, pude me informar sobre a higienização correta dos dentes e ainda fui encaminhada para atendimento na própria universidade. Tive um tratamento ímpar! Parabenizo o professor e as alunas que vieram fazer esse trabalho”.
Caroline Carvalho, estudante do 10º semestre de Odontologia da Bahiana, participa da LABESB, a Liga Acadêmica da Bahiana em Educação e Saúde Bucal. A estudante conta que foi convidada pelo professor Adriano Peres, juntamente com outros alunos, para realizar a ação em comemoração ao aniversário do HGRS: “No evento, instruímos pacientes, realizamos triagens e atendimentos através do Odontomóvel, que possui uma cadeira odontológica para procedimentos de consultório”.