Na sala S08, ocorreu uma atividade de Dupla Tarefa e Terapia em Espelho, orientada pelo professor Marcos Vinicius de Santana, do curso de Fisioterapia. Já na sala S03, do Pavilhão III, a professora e coordenadora do curso de Enfermagem, Simone Passos, orientou os secundaristas quanto ao entendimento do cuidar no exercício da profissão de enfermagem.
A atividade de Microbiologia, ministrada pela biomédica e ex-aluna da Bahiana, Emilly Figueiredo, foi realizada no laboratório de Ciências Químicas, Físicas e Biológicas I. Já para o curso de Odontologia, o ex-aluno da Bahiana e professor supervisor da Unidade de Triagem e Urgência, Humberto Lucas Bastos, apresentou o Centro Odontológico da Bahiana, incluindo a estrutura e as formas de atendimento.
Para o ex-aluno, que também cursa mestrado na instituição, trabalhar na Bahiana é uma grande satisfação profissional, por isso “apresentar a universidade para alunos do ensino médio é uma tarefa na qual eu me sinto muito à vontade em fazer”, relata Humberto, que descreve como aconteceu a visita: “Percorri o Centro Odontológico, mostrando os ambulatórios, o Centro de Radiologia e partes importantes do funcionamento da Clínica particular”.
O professor do curso de Educação Física, João Franco, expôs a Rotina de Laboratório em Ciência do Esporte através de dinâmicas que simulavam práticas esportivas. João pontuou que perguntas relacionadas ao campo de atuação têm surgido com mais frequência. “Nessa edição mesmo, foi possível perceber muitos questionamentos em relação à atuação profissional. Nosso papel é mostrar as mais diferentes possibilidades da área.”
Para encerrar a ação, os dois grupos de alunos se reuniram na sala S08, do Pavilhão III, e participaram da atividade Mitos e Verdades da Psicologia. O responsável por mediar a tarefa foi o ex-aluno e psicólogo, Fernando Mattos.
Os estudantes Pedro Santos, 16 anos, e Luana Guimarães, 17 anos, aprovaram a experiência de conhecer os diferentes cursos da Bahiana. “Essa iniciativa nos ajuda a decidir melhor a área que pretendemos seguir”, comenta Pedro. Luana complementa: “Aprendemos alguns assuntos que não temos contato em sala de aula, o que tornou a vivência mais interessante”.