A gestora do Centro Odontológico, Lísia Oliveira, explicou o funcionamento da unidade. Já o professor do curso de Educação Física, Paulo Rodrigo, explanou sobre os caminhos que a Educação Física propõe para o tratamento de forma integral da saúde, por meio das práticas integrativas.
O professor Rodrigo salientou que esses momentos são muito interessantes para aproximar os possíveis discentes da universidade. “Elucidar os benefícios que a Educação Física proporciona à sociedade em termos de intervenção e perceber como isso pode ser desenvolvido na formação universitária é um tema que precisa ser pontuado desde a formação no ensino médio”, conclui o professor. Com o objetivo de entender a profissão, a fisioterapeuta Eulália Barros ensinou, por meio de uma atividade prática, como o profissional da área atua.
A psicóloga Laissa Liguori, ex-aluna da Bahiana, abordou os mitos e verdades da Psicologia e frisou que o projeto é muito interessante por possibilitar aos alunos do ensino médio o contato com as profissões da área da saúde: “Sendo ainda mais gratificante aos ex-alunos que participam da atividade, pois, dessa forma, o afeto e a capacitação que a instituição oferece durante a graduação podem ser retribuídos”.
A atividade de Microscopia foi realizada no Laboratório de Ciências Físicas, Químicas e Biológicas, sob a supervisão da biomédica e ex-aluna da Bahiana, Emily Figueiredo. O objetivo dessa ação foi demonstrar, na prática, o funcionamento do curso de Biomedicina.
A coordenadora pedagógica do ensino médio, Kátia Eliana Sousa, destaca que a visita compõe o circuito de orientação profissional que o colégio desenvolve em parceria com instituições de ensino superior e que a Bahiana sempre se faz presente nessas ocasiões. A coordenadora ressalta que o Colégio Nossa Senhora da Luz também participará da Mostra Científica e Cultural que acontece essa semana, nos dias 8 e 9 de outubro.
Para o aluno do terceiro ano, Lucas Almendra, a experiência foi enriquecedora, pois “a qualidade dos materiais apresentados e da estrutura acadêmica, bem como a atenção que os profissionais tiveram com os estudantes, tornaram a visita encantadora”, revela o aluno.