Notícias
24/03/2020
Com a pandemia do coronavírus, grupos de trabalho têm se formado com o objetivo de contribuir na contenção do contágio e na promoção do tratamento de pessoas infectadas. Na Bahia, um grupo de pesquisadores, professores e voluntários da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Instituto Federal da Bahia (IFBA), ONG Instituto PEPO, Mini Maker Lab, Centro Juvenil de Ciência e Cultura, Coruja Lab e da empresa ALGETEC – Soluções em Engenharia e Saúde se uniram no projeto Face Shiel for Life 3D, que visa à confecção de máscaras de proteção individual para profissionais da saúde. O primeiro lote já está sendo produzido e será entregue, nesta quarta-feira (25), ao Hospital Couto Maia.
As máscaras estão sendo produzidas com impressoras 3D, e os insumos para a fabricação estão sendo adquiridos via doação voluntária da sociedade por meio de uma vaquinha virtual.
Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana, prof. Dr. Atson Souza Fernandes, a meta é atingir uma produção diária de 200 máscaras e final de 4 mil máscaras, podendo essas unidades serem reutilizadas após desinfetadas, segundo protocolos de biossegurança. Com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), o projeto deverá atender outras unidades de saúde durante o combate ao coronavírus.