Notícias
18/05/2020
As revistas científicas da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública ganham cada vez mais destaque com sua indexação em base de dados de elevado reconhecimento internacional, integrando, assim, o rol das publicações de excelente qualificação científica. Reunidos e disponibilizados gratuitamente no portal Bahiana Journals, os periódicos compõem uma importante fonte de dados, com artigos de natureza quantitativa e qualitativa, em um contexto mundial de pesquisa baseado em evidências.
As produções que carregam a marca da Bahiana podem ser acessadas por diferentes públicos de diversos segmentos. Além disso, para que as revistas pudessem ser reconhecidas pelas entidades científicas, os órgãos indexadores necessitaram respaldar a qualidade, transparência e integridade desses periódicos.
“Receber esse reconhecimento é uma comprovação do trabalho sério e qualificado que desenvolvemos na Bahiana, além de ampliar a visibilidade da instituição como partícipe do movimento mundial de divulgação e disseminação do conhecimento científico”, descreve a professora e gestora do Núcleo de Comunicação Científica da Bahiana Kátia Sá. Ela explica que, por meio de comitês de avaliação externa e de indicadores e metas, essas entidades analisam e selecionam de forma criteriosa as revistas que serão indexadas. Esses órgãos cumprem um papel fundamental para o desenvolvimento tecnológico das Ciências da Informação e da Comunicação, pois o conhecimento vem sendo compartilhado e ampliado por meio de redes de colaboração científica, o que promove, como é possível observar em meio à pandemia do COVID-19, um esforço universal para o avanço da ciência e para a consolidação de uma sociedade do conhecimento.
“O conhecimento científico hoje é também acompanhado por leigos e não apenas por cientistas. A sociedade, em geral, tem interesse em acessar e se manter atualizada sobre o que há de mais confiável nas informações. Principalmente, em um mundo de ‘pós-verdade’ e de ‘sociedade líquida’, as pessoas precisam ter acesso a um conhecimento confiável”, ressalta Kátia Sá.
Segundo a gestora do NUCC, “as revistas científicas que utilizam recursos para garantia da integridade das informações científicas que divulgam se tornaram o meio mais confiável neste cenário contemporâneo”. Assim, os periódicos se tornaram o principal meio de comunicação entre pesquisadores e cientistas de todo o mundo e o principal veículo para divulgar os achados das pesquisas. A Revista Pesquisa em Fisioterapia (RPF), indexada em 2016 no DOAJ e em 2018 no LILACS, publicada no Bahiana Journals e que tem como editora a própria Kátia Sá, reflete bem o propósito de ajudar a impulsionar o desenvolvimento da ciência para que esta se mantenha a serviço da sociedade da forma mais qualificada, transparente e eficiente possível.