Mapeamento de espécies
16/01/2022
Nome científico: Punica granatum
Família: Lythraceae
Origem: Oriente médio
Nomes populares: Romã, Romeira.
Ocorrência natural: comum no Mediterrâneo oriental e Médio Oriente.
Características: é uma arvoreta que atinge de 2m a 5m, de tronco acinzentado e ramos avermelhados quando novos, que se adapta tanto aos climas tropicais e subtropicais quanto aos temperados e mediterrânicos. As flores são vermelho-alaranjadas e simples, ocorrendo variedades de flores dobradas, como a “Legrellei”.
Os frutos são esféricos, com casca coriácea e grossa, amarela ou avermelhada e manchada de escuro. O seu interior é composto de muitas sementes, cobertas por um tegumento espesso, polposo de cor rósea ou avermelhada, de sabor ácido e doce.
Usos: o romã é um fruto comestível. No Mediterrâneo oriental e Oriente Médio, a polpa é usada para a preparação de aperitivos, sobremesa ou, algumas vezes, em bebida alcoólica.
Estudos demonstraram que a romã é rica em ácidos gálico e elágico, substâncias que podem auxiliar na redução da pressão arterial e na prevenção de alguns problemas cardiovasculares, incluindo infarto e derrame, pois reduz os níveis de colesterol LDL, responsável pelo entupimento dos vasos sanguíneos.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rom%C3%A3; https://www.jardineiro.net/plantas/romazeira-punica-granatum.html