Curso de Medicina realiza 5ª edição da Ginbah

Atividade promoveu a difusão do conhecimento por meio da diversão e entretenimento.

Promover a difusão do conhecimento para estudantes do primeiro semestre de Medicina, alunos dos componentes Biomorfologia, Primeiros Socorros e Metodologia Instrumental, alicerçando-se na informação e na criatividade. Esse é o viés da Ginbah – Gincana da Bahiana que, neste semestre, chegou à sua 5ª edição, no último sábado (28/10), com atividades diversas realizadas ao longo do dia, no Campus Cabula.

A Ginbah é coordenada pelos professores do Grupo de Ciências Morfofuncionais Intercursos Suzana Araújo e Rafael Lélis, pelo professor de Primeiros Socorros André Zimmermann e pela coordenadora de Gestão de Pessoas da Bahiana, prof.ª Luiza Ribeiro. Nesta edição, a gincana trouxe duas novidades: uma prova de apresentação de pôsteres científicos, simulando um evento acadêmico, e a prova realizada em parceria com o Bahiana Verde, na qual os estudantes ensacaram compostos orgânicos para conquistar o direito de fazerem perguntas em um quiz. “Criamos essa atividade com o objetivo de trabalhar a política institucional de preservação do meio ambiente e de cuidado com a saúde planetária”, destaca Rafael Lélis.

Para Rafael Amaral, estudante do 5º semestre de Medicina e monitor da Ginbah, a gincana é um momento importante, pois, além de aprender, os estudantes ficam felizes em participar: “A Ginbah incentiva o estudante a vivenciar a faculdade de uma forma prazerosa. O aprendizado deixa de ser maçante”. A gincanista e aluna do 1º semestre Isabelle Góes conta que se surpreendeu com a proposta da Ginbah. “Eu achava que seria uma coisa mais lúdica e que não ia aprender muita coisa, mas eu me enganei. Já na primeira atividade, eu comecei a anotar coisas de primeiros socorros que eu não sabia, então eu não imaginava que fosse aprender tanto assim... E eu aprendi”, comemora.

Podium
A Ginbah considera todas as equipes vencedoras! Abaixo, a colocação:
1º lugar - Equipe Safena (azul)
2º lugar - Equipe Shrekos (verde)
3º lugar - Equipe Sanguinários (vermelha)
4º lugar - Equipe Adrenais (amarela)

Equipe Adrenais – Gincana da Bahiana 2023.2