Notícias
05/12/2023
A possibilidade de patógenos (microrganismos que causam doenças) serem transportados de um país para outro, em aviões e outros meios de transporte, por pacientes que ainda não sabem que estão infectados. Este é o tema da pesquisa da professora do curso de Biomedicina e ex-aluna da Bahiana, Jaqueline Goes, premiada na 18ª edição do programa Mulheres para a Ciência, uma iniciativa do Grupo L’Oréal no Brasil, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e a UNESCO no Brasil, que premia anualmente sete brasileiras com projetos científicos em diferentes áreas.
O prêmio, no valor de R$ 50 mil, é destinado para o desenvolvimento das pesquisas vencedoras, em instituições nacionais, no período de 12 meses. Os projetos contemplam questões de Ciências da Vida, Ciências Físicas, Ciências Químicas e Ciências Matemáticas – categorias que são julgadas por membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
A pesquisa
A pesquisa da professora Jaqueline Goes foi premiada na categoria Ciências da Vida e foi desenvolvida após a pandemia da Covid-19. Ela irá estudar especificamente a rota entre Angola e Brasil. A ideia é abrir a discussão sobre essas transmissões que ocorrem em decorrência da globalização. “ Além da possibilidade de me tornar uma grande cientista, ser uma professora titular de uma universidade, me tornar líder de um grupo de pesquisa e formar novos alunos, quero abrir caminhos para outras meninas e mulheres, em especial aquelas que fazem parte de minorias raciais dentro do ambiente acadêmico. Espero ser um trampolim para que essas mulheres também se tornem grandes cientistas!”, afirma Jaqueline.
Notícias
O genoma do coronavírus foi sequenciado em apenas 48 horas. A média mundial de tempo é de 15 dias.
03/03/2020
Pesquisa e Inovação
A cientista fez parte da equipe que sequenciou o DNA do coronavírus nos primeiros casos de Covid-19 na América Latina.
05/08/2021
Notícias
Jaqueline Goes foi premiada na categoria Mulheres na Ciência.
26/09/2023