21ª Joba bate recorde de público e submissão de trabalhos

Evento reuniu mais de 800 pessoas durante dois dias de promoção do conhecimento em Odontologia.

Grande recorde de público e de trabalhos submetidos. Assim foi a 21ª Jornada Odontológica da Bahiana – JOBA, que aconteceu nos dias 24 e 25 de maio, ocupando todos os espaços do Pavilhão III do Campus Cabula. O evento também contou com a II Joba Digital e o XV Encontro de Ex-Alunos de Odontologia da Bahiana. Ao todo, foram 716 inscritos, 416 trabalhos submetidos, 78 palestrantes e 50 avaliadores, além de expositores e colaboradores, reunindo cerca de 900 pessoas. A solenidade de abertura aconteceu na noite de 24 de maio, contando com a participação do vice-reitor da Bahiana, prof. Dr. Humberto Castro Lima Filho, das pró-reitoras de Ensino de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, prof.ª Dra. Maria de Lourdes Freitas Gomes, e de Extensão, prof.ª Dra. Carolina Pedroza, e do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu, prof. Dr. Atson Fernandes.

Em todas as suas edições, a Joba presta uma homenagem especial a docentes que muito contribuem para a formação dos futuros dentistas, que passam a dar seu nome à jornada. Assim, a Joba's Name teve como homenageada a professora Carla Figueiredo Brandão Maciel. Ao longo dos dois dias, a programação englobou diversas modalidades de atividades acadêmicas e científicas, como "Joba faz ao vivo", mesas-redondas, workshops, conferências, hands-on e muitos sorteios de brindes. Para o estudante do 2º semestre da Bahiana, Guilherme Machado Rodriguez, o evento foi muito importante, tanto pelo conteúdo científico quanto pela possibilidade de ampliar as relações. "É uma grande oportunidade para nós estudantes entendermos mais a fundo a Odontologia, as especializações, o futuro da Odontologia. Também pude conhecer estudantes de outras instituições. Dá para conhecer bastante gente", declarou.

O coordenador discente da 21ª Joba, Gustavo Pinheiro Silva, aluno do 9º semestre de Odontologia, atribuiu o sucesso da jornada a um trabalho desenvolvido em equipe. Assim como Gustavo, a coordenadora docente da Joba, prof.ª Roberta Naves, destaca o apoio da Bahiana para a realização do evento. "Mobilizamos boa parte da Bahiana para este que é um dos maiores eventos da instituição, e me sinto extremamente grata e feliz por tudo ter dado certo". Em suas palavras pronunciadas na abertura do evento, a coordenadora do curso de Odontologia da Bahiana, Maria Cecília Azoubel, destacou a participação do corpo discente na organização do evento. "Todos conhecem a Joba, mas, a cada edição, se torna mais claro o seu propósito: o protagonismo estudantil. Ela é sonhada, planejada e executada pelos estudantes, para os estudantes", ressaltou. A 21ª Joba premiou dezenas de estudantes e professores nas categorias Mesa Demonstrativa, Painel - Tema Livre, Painel - Relato de Caso, Comunicação Oral - Tema livre, Comunicação Oral – Relato de Caso, Comunicação Oral – Fórum Projeto e Comunicação Oral – Fórum Concluído. Confira os premiados AQUI.

21ª Jornada de Odontologia da Bahiana – JOBA