Pesquisa e Inovação
08/08/2024
Um momento de reencontro para alguns e início de ciclo para outros. Esse foi o clima da aula inaugural dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana que aconteceu na manhã de 2 de agosto, no Campus Cabula. A cerimônia de abertura foi marcada pela presença da reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, ao lado do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu, Dr. Atson Fernandes, do superintendente de Relações Institucionais da Bahiana e presidente nacional da Associação Brasileira de Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação, Dr. Diego Menezes e da representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) Márcia Sales, além dos coordenadores dos programas de Mestrado e Doutorado da instituição.
Em suas palavras de boas-vindas, Dra. Maria Luisa frisou a responsabilidade da figura do(a) pesquisador(a) ante questões sociais e políticas. "Fazer ciência não é uma coisa neutra. Sejamos professores, cientistas, mas, acima de tudo, sejamos cidadãos responsáveis em desenvolver aquilo que consideramos importante para melhorar a nossa sociedade", afirmou a reitora da Bahiana. A programação da aula inaugural teve, em seu primeiro momento, a fala da coordenadora adjunta dos cursos da área de Medicina I da CAPES, Dra. Fernanda Maia, e do coordenador da área de Medicina II (CAPES), Dr. Carlos Antônio Caramori, que teve como tema "Pesquisa e desenvolvimento tecnológico no Brasil: a importância da pós-graduação, desafios e oportunidades".
Em um segundo momento, o corpo docente da Bahiana participou do encontro "Diálogo com a CAPES: responsabilidade do docente no Programa Stricto Sensu", com os representantes da CAPES, e os discentes participaram da oficina "Desafios e oportunidades para jovens pesquisadores no Século XXI". Para a acadêmica do Mestrado Profissional de Psicologia e Intervenções em Saúde, Beatriz Cajaíba Santana, conta que, como egressa da instituição, os cursos oferecidos pela Bahiana sempre a interessaram. "As propostas da Bahiana sempre me atraíram por conta da didática, dos professores. É sempre bom estar de volta à nossa casa. Nesse primeiro momento, foi muito importante estar aqui para conhecer melhor os desafios que o jovem pesquisador vai enfrentar, além de conhecer um pouco o corpo docente que está à frente dos programas", declara.
Pesquisa e Inovação
A premiação aconteceu no dia 1º de agosto, no Centro de Convenções de Salvador.
08/08/2024
Pesquisa e Inovação
O evento gratuito acontece on-line no dia 29 de agosto. Saiba mais.
30/07/2024
Pesquisa e Inovação
O evento acontece no dia 2 de agosto. Saiba mais.
09/07/2024