Pesquisa e Inovação

Bahiana sedia III Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais em Psicologia

Evento foi realizado em formato híbrido de 22 a 24 de agosto.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública foi a grande sede do III Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais em Psicologia que reuniu centenas de acadêmicos de 22 a 24 de agosto, no Campus Cabula. A abertura do evento aconteceu de forma híbrida, contando com transmissão ao vivo pelo YouTube, para discutir a temática "Redes de pesquisa e práticas em psicologia: contextos de cuidado". A conferência de abertura foi realizada na noite de quinta-feira (22) pelo presidente do Conselho Federal de Psicologia, Pedro Paulo Bicalho, que, na ocasião, falou sobre a importância da psicologia na construção de políticas públicas e promoção da saúde mental. Estiveram presentes a presidente do congresso e coordenadora do Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde da Bahiana Mônica Daltro, a reitora da instituição Maria Luisa Carvalho Soliani,  o presidente de FAPESB, Handerson Leite, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu Atson Fernandes, o coordenador adjunto da área de Psicologia na CAPES Gerson Yukio Tomanari, dentre outras autoridades. A 3ª edição do congresso contou com 310 congressistas e 182 trabalhos classificados e apresentados, além de 16 palestrantes de universidades brasileiras, de Portugal e do Canadá.

"As entidades promotoras desse congresso têm lutado com coragem e utopia por uma psicologia potente, exercida com ética, responsabilidade social e compromisso com a pluralidade das ciências e das existências", pontuou em seu discurso de abertura, Mônica Daltro, enfatizando o comprometimento do evento em promover uma maior contribuição da academia para o exercício da profissão da Psicologia, bem como em fomentar a troca de conhecimentos acerca de como ela tem circulado em diferentes campos profissionais. "Estamos em 2024 e somos mais de meio milhão de profissionais de Psicologia inscritos e aptos para atuação profissional no Brasil. Esse crescimento vem a partir de desafios que impõem uma psicologia brasileira", ressaltou Pedro Paulo Bicalho.

O segundo dia de congresso foi aberto com uma apresentação da atriz Rita Assemany que, acompanhada do violonista Rudnei Monteiro, apresentou uma versão pocket do seu espetáculo, "Chiquita com Dendê", dando as boas-vindas baianas aos congressistas. A programação geral do congresso contou com mesas que discutiram temas como "Políticas Públicas, Violências e Vulnerabilidades", na qual a professora da Bahiana, Carle Porcino, falou sobre a atuação do ambulatório de atendimento a pessoas trans, na Bahiana Saúde; "Fatores Psicossociais em Contextos de Educação", com a participação da professora Milena Lisboa que abordou o subtema, “Suicídio: diálogos possíveis entre as escolas e as unidades de saúde”; além das mesas "Fatores Psicossociais em Contexto de Trabalho" e "Promoção de Saúde e Bem-Estar" com a participação de importantes nomes da psicologia ligados a programas nacionais e internacionais de mestrado profissional. O evento foi encerrado com a premiação dos melhores trabalhos.

A Escola Bahiana foi a sede do III Congresso Internacional dos Mestrados Profissionais em Psicologia.