UPA Santo Antônio é eleita como destaque nacional em parcerias público-privadas de impacto social

Unidade é um dos campos de prática dos alunos do curso de Medicina da Bahiana.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, campo de prática dos estudantes do curso de Medicina da Bahiana, acaba de receber reconhecimento nacional como modelo de parceria público-privada de impacto social com potencial para transformar o desenvolvimento social do país. Vinculada ao município e sob a gestão das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), desde 2021, a unidade é um dos cases de sucesso avaliados pela Organização da Sociedade Civil Comunitas. A UPA Santo Antônio é uma das experiências bem-sucedidas reunidas na mais recente edição da publicação: "Mapa da Contratualização - Destaques em parcerias público-privadas de impacto social", sendo reconhecida pelos indicadores: Inovação e Economicidade.

Satisfeita com o reconhecimento do trabalho realizado pela equipe, a líder da UPA Santo Antônio, Eliana Ferreira, cita indicadores da unidade que corroboram os desafios da gestão. "Cerca de 80% dos pacientes que chegam à unidade são pacientes com perfil para a atenção básica. Aqui, nós recebemos pacientes de vários distritos do município. Basta dizer que 42% dos pacientes que buscam a unidade não pertencem ao distrito de Itapagipe, sendo alguns provenientes da Região Metropolitana de Salvador e até de outras cidades", comenta. Outro fator de atração do público, segundo ela, é o fato de 40% das saídas de pacientes da UPA serem para o Hospital Santo Antônio (HSA/OSID). Para a líder da UPA Santo Antônio, esses números são motivados "pela gestão da OSID, que é uma instituição que acolhe e isso faz a diferença. “Para nós, ver o reconhecimento do nosso trabalho, em meio a tantos desafios é gratificante, e mais gratificante ainda é saber que estamos aqui dando continuidade ao legado de Santa Dulce dos Pobres", comemora Eliana ferreira.

Considerando o fato de que a UPA é a porta de entrada dos pacientes, o líder médico das Obras Sociais Irmã Duce, Elmar Dourado, ressalta os pontos fortes em torno da seleção da UPA Santo Antônio no mapeamento realizado pela organização Comunitas - a Economicidade e a Inovação. "Nossa UPA foi eleita, em nível nacional, como modelo de boas-práticas e de eficiência em relação a impacto social e em relação a sua efetividade com custos. Isto é, em fazer muito com poucos recursos. Nós temos conseguido e é gratificante nós vermos o resultado de um trabalho em equipe, apesar de todos os desafios enfrentados". Dentro do indicador Inovação, ele citou o fato de que a partir da UPA Santo Antônio foi implantado o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), adotado posteriormente em outras UPAs.